Conecte-se conosco

Agronegócio

Passo a passo para cultivar o Jasmin e suas flores aromáticas em casa

Publicado

em

O Jasmim é uma planta com características únicas e um perfume inconfundível para seus admiradores. É uma espécie bastante usada para decoração externa, como cercas e paredes vivas, que embelezam o ambiente com suas flores delicadas.

Essa espécie pertence à família das oleáceas, que são conhecidas por suas folhas opostas, simples ou compostas, e flores em tamanho menor e aromáticas. Além disso, essa planta também apresenta propriedades medicinais e é usada na produção de remédios naturais e cosméticos.

Com origem no sul da Ásia, Oceania e Oriente Médio, o nome deriva da palavra árabe “Yasmin” e tem como significado “flor perfumada”, seu aroma único torna-a singular.

Uma planta singular  

Em todo o mundo, já foram catalogadas mais de 200 espécies de jasmim, que apresentam formatos, cores e tamanhos diferentes entre si, além de um perfume excepcional.

Suas belíssimas folhagens podem ser encontradas em formato estrelado em tonalidades amarelas, vermelhas e brancas. Assim, é muito usada em decorações e torna qualquer ambiente sublimado.

Propriedades medicinais  

O uso medicinal do jasmim possui propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. É uma planta muito utilizada na produção de cremes e chás de suas folhas e atua no combate e tratamento dos seguintes problemas:

  • Dor de cabeça
  • Sintomas de menopausa
  • Cólicas menstruais e TPM
  • Irritações  
  • Coceiras  
  • Alternativa de relaxante natural

Passo a passo do cultivo  

Por ter origem em regiões quentes e secas, o Jasmim precisa de exposição constante ao sol, dependendo da espécie, ela consegue se adaptar à meia-sombra, mas ainda precisa de raios de sol diariamente.

Dessa maneira, ao decidir cultivá-la, escolha ambientes propícios, como, por exemplo, varandas, janelas e jardins a céu aberto, sempre com exposição à luz solar.

Para promover um desenvolvimento saudável, o substrato mais indicado são os produtos ricos em matéria orgânica, com húmus de minhoca e esterco animal. Além disso, ele precisa ser drenado.

Para garantir que a sua planta receba todos os nutrientes necessários para se desenvolver com saúde e uma vida perene é através da fertilização anual do solo. A adubação deve ser feita sempre próxima à borda do recipiente para garantir uma melhor absorção.

A rega dessa espécie precisa ser constante e deve aumentar nas estações quentes. É necessário sempre manter o solo úmido, porém não encharcado para não apodrecer as raízes.

É muito comum que, ao ser cultivada diretamente no solo, a planta seja acometida por pragas como pulgões, ácaros e a mosca branca. Assim, é recomendado o uso de fungicidas pouco antes da sua floração.

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS