Agronegócio
Patauá: já ouviu falar? Conheça esse fruto amazônico maravilhoso!
Nativo da Amazônia, o patauá possui propriedades diversas, dentre elas, promover a hidratação dos cabelos. Veja!
Oenocarpus bataua, nome científico do fruto do patuazeiro, conhecido popularmente como patauá, tem sido utilizado como matéria-prima para a produção de produtos cosméticos.
Esse fruto possui propriedades antioxidantes e, a partir dele, pode ser extraído um óleo rico em ácido oleico/ômega 9, que serve de base para para produção de cremes, shampoos, óleos capilares, sabonetes, condicionadores capilares, tônicos e outros.
Apesar de estar crescendo no meio comercial na composição de produtos cosméticos, o óleo em sua forma pura também pode ser utilizado em pequena quantidade nas pontas dos fios de cabelos para melhorar a sua aparência.
Apesar da fama como hidratante natural, o patauá possui propriedades diversas e alguns pesquisadores relatam que os povos indígenas Yawanawá e Kaxinawá conhecem mais de dez usos distintos para a planta.
Propriedades e benefícios
- O patauá auxilia na recuperação do cabelo, já que seu óleo ajuda na revitaliuzação dos fios e da cutícula, principalmente em casos de cabelos mais danificados;
- Além disso, a planta pode ajudar em casos de queda de cabelo causada por fios quebradiços após intervenções, como aplicação de químicas.
- O patauá age inibindo a síntese da proteína STAT3 fazendo com que o cabelo cresça mais rápido, mais forte e por mais tempo;
- O patauá é rico em ômegas 3 e 6, sendo também um poderoso antioxidante;
- Seu óleo traz muitos benefícios para a pele, deixando-a com a aparência mais jovem e macia;
- Possui ainda ação anti-inflamatória e contribui para a redução da acne;
- Na Amazônia, o seu uso está ligado também às suas propriedades de cura, já que ele alivia tosse e problemas respiratórios.
Como usar o óleo
Na pele, ele pode ser usado diariamente, puro ou misturado a cremes de sua preferência, no rosto e no corpo. Nos cabelos, é só aplicar o óleo no comprimento e raiz dos fios antes do banho, massageá-los e então lavar com shampoo.
Você também pode apostar na umectação capilar. Para isso, aplique o ingrediente nos fios e massageie bem as mechas de cabelo. Aguarde cerca de duas horas e então lave e hidrate normalmente. Lembrando que o ideal é que todos esses procedimentos acima sejam feitos com a orientação de um profissional.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking