Conecte-se conosco

Agronegócio

Pé de pepino em casa: aprenda a plantar de maneira fácil e simples

Com alguns cuidados, é possível ter o alimento orgânico e caseiro sempre à disposição.

Publicado

em

O pepino é um vegetal nutritivo e baixo em calorias. Rico em água, minerais e antioxidantes, possui diversos benefícios para a saúde, como a perda de peso, hidratação do organismo e melhora o funcionamento do intestino.

Veja também: Aprenda a fazer um adubo para horta de temperos

O legume também ajuda a diminuir a gordura do organismo, o açúcar no sangue e a pressão arterial. Seu consumo pode auxiliar no tratamento de doenças como aterosclerose, diabetes e hipertensão arterial. Ainda, é rico em potássio. Este mineral, por sua vez, é sinônimo de uma pele mais saudável, músculos mais fortes e flexíveis, e mais energia disponível. Além disso, o pepino também auxilia no tratamento de pele, sendo muito utilizado em máscaras faciais.

Cultivo

Solo

Para o plantio em vasos, você deve usar um preparo especial. Utilize uma mistura de areia, húmus de minhoca e terra vegetal em um recipiente que tenha, no mínimo, 30 centímetros de diâmetro. Ele também deve ser profundo e com sistema de drenagem. Para adubação, utilize restos de verduras e frutas, fezes de galinhas e gado.

Condições climáticas e luz

O pepineiro exige a incidência de luz solar por algumas horas no dia. A planta também se desenvolve melhor em climas quentes, geralmente entre 18°C e 30°C. Evite locais que exponham o legume ao vento.

Plantio

Coloque as sementes do pepino a 2 centímetros de profundidade. A germinação deve acontecer de cinco a 14 dias. Faça as regas sempre que o solo estiver seco, mas não exagere.

Entre 30 a 70 dias, você já estará colhendo os frutos do seu pé de pepino. Bom plantio e bom apetite!

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS