Tecnologia
Pensando em deixar o WhatsApp transparente em 2023? Tenha cuidado e opte sempre pela versão oficial
Versões não oficiais do aplicativo de mensagens, conhecidas como “APK”, trazem novas ferramentas, mas também riscos à segurança do usuário.
Diversos aplicativos contam com versões conhecidas como APK, que nada mais são do que arquivos que alteram o código fonte do aplicativo, permitindo o acréscimo de novas ferramentas.
Essas ferramentas adicionadas por terceiros, que não os criadores oficiais, podem ser relacionadas à aparência do aplicativo, segurança, limitação de usuários em um grupo, entre diversas outras.
Muitos optam pelas versões não oficiais, a fim de aproveitar novas funcionalidades. Uma que viralizou recentemente permitia que o usuário configurasse a transparência do aplicativo, de forma que pudesse ver o fundo de tela principal e os gadgets da home screen.
Essa ferramenta, por mais que seja “básica” e não tenha uma real função para ser utilizada, tornou-se objeto de desejo daqueles que utilizam o aplicativo de mensagens, popularizando o download do mensageiro pelo meio não oficial.
Não utilize APKs
Por mais que esses aplicativos alternativos possam ter propostas interessantes e úteis, não é aconselhável tê-los em seu dispositivo móvel.
A Meta, empresa responsável não somente pelo WhatsApp, mas também pelo Facebook e pelo Instagram, afirma não assumir as responsabilidades, caso o download do aplicativo por meios não oficiais traga danos à segurança dos dados do usuário.
Isso porque esses aplicativos alternativos não possuem qualquer ligação com a empresa criadora do original.
Quando se utiliza, por exemplo, a versão APK do WhatsApp, não há criptografia nas mensagens, como o original, além de a plataforma ter problemas de estabilidade e não contar com uma assistência técnica.
Quando o usuário opta por utilizar a versão não oficial de um aplicativo, ele aceita que qualquer dano à segurança de seus dados, conversas e do smartphone não será de responsabilidade da empresa responsável pelo aplicativo original.
O download de aplicativos fora da plataforma original pode resultar em malwares instalados em seu dispositivo, que podem afetar a vida útil do smartphone e também prejudicar a segurança do dispositivo e, por consequência, dados pessoais e bancários do proprietário do celular.
Diversos golpes utilizam links ou downloads para instalar malwares e vírus que irão atacar e acessar as informações contidas no seu aparelho celular, quando se instala um aplicativo fora das plataformas oficiais, o usuário está se colocando em risco.
Por mais que o WhatsApp oficial não fique transparente, é melhor utilizá-lo para manter seu celular seguro.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia24 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia10 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate