Tecnologia
Pensando em deixar o WhatsApp transparente em 2023? Tenha cuidado e opte sempre pela versão oficial
Versões não oficiais do aplicativo de mensagens, conhecidas como “APK”, trazem novas ferramentas, mas também riscos à segurança do usuário.
Diversos aplicativos contam com versões conhecidas como APK, que nada mais são do que arquivos que alteram o código fonte do aplicativo, permitindo o acréscimo de novas ferramentas.
Essas ferramentas adicionadas por terceiros, que não os criadores oficiais, podem ser relacionadas à aparência do aplicativo, segurança, limitação de usuários em um grupo, entre diversas outras.
Muitos optam pelas versões não oficiais, a fim de aproveitar novas funcionalidades. Uma que viralizou recentemente permitia que o usuário configurasse a transparência do aplicativo, de forma que pudesse ver o fundo de tela principal e os gadgets da home screen.
Essa ferramenta, por mais que seja “básica” e não tenha uma real função para ser utilizada, tornou-se objeto de desejo daqueles que utilizam o aplicativo de mensagens, popularizando o download do mensageiro pelo meio não oficial.
Não utilize APKs
Por mais que esses aplicativos alternativos possam ter propostas interessantes e úteis, não é aconselhável tê-los em seu dispositivo móvel.
A Meta, empresa responsável não somente pelo WhatsApp, mas também pelo Facebook e pelo Instagram, afirma não assumir as responsabilidades, caso o download do aplicativo por meios não oficiais traga danos à segurança dos dados do usuário.
Isso porque esses aplicativos alternativos não possuem qualquer ligação com a empresa criadora do original.
Quando se utiliza, por exemplo, a versão APK do WhatsApp, não há criptografia nas mensagens, como o original, além de a plataforma ter problemas de estabilidade e não contar com uma assistência técnica.
Quando o usuário opta por utilizar a versão não oficial de um aplicativo, ele aceita que qualquer dano à segurança de seus dados, conversas e do smartphone não será de responsabilidade da empresa responsável pelo aplicativo original.
O download de aplicativos fora da plataforma original pode resultar em malwares instalados em seu dispositivo, que podem afetar a vida útil do smartphone e também prejudicar a segurança do dispositivo e, por consequência, dados pessoais e bancários do proprietário do celular.
Diversos golpes utilizam links ou downloads para instalar malwares e vírus que irão atacar e acessar as informações contidas no seu aparelho celular, quando se instala um aplicativo fora das plataformas oficiais, o usuário está se colocando em risco.
Por mais que o WhatsApp oficial não fique transparente, é melhor utilizá-lo para manter seu celular seguro.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp