Saúde
Pera é a mais nova aliada no combate ao câncer, segundo pesquisas
Pesquisas recentes revelam que a pera, além de ser uma fruta deliciosa e muito saudável, ainda ajuda a combater o câncer.
A alimentação pode ajudar no tratamento de diversas doenças, inclusive o câncer. Uma dieta baseada no consumo de produtos saudáveis, como frutas e vegetais, tem se mostrado promissora no combate a tumores.
E a pera é um excelente exemplo disso. A fruta é rica em catequina, um antioxidante muito poderoso, e tem efeito positivo contra vários tipos de doenças.
As catequinas ajudam a reduzir a formação de coágulos de sangue e melhoram a saúde dos vasos. Além disso, têm efeito regulador na pressão sanguínea, ajudando a mantê-la baixa.
Alguns estudos acrescentam mais uma característica à pera: elas também podem auxiliar na prevenir câncer colorretal e de pulmão. Em 2007, autores de um artigo publicado na International Journal of Cancer associaram o consumo de maçãs e peras a uma menor incidência de câncer de pulmão.
Os resultados do estudo, que avaliou 478 mil pessoas, evidenciaram o consumo de frutas e vegetais como tendo um efeito protetor e redutor da incidência de câncer de pulmão em fumantes. Esse também é creditado à antocianina, um antioxidante já conhecido por diminuir a chance de formação e desenvolvimento de tumores que está presente na pera.
O mesmo efeito foi observado não só nos pulmões, mas também no trato digestivo, pois o composto também evita a formação de tumores no cólon.
Rica em vitamina C, a pera ainda é eficiente no combate aos radicais livres, que abrem caminho para doenças crônicas, causando efeito oxidativo rápido às células.
Sinais de câncer
Os sintomas do câncer diferem de acordo com o órgão ou tecido afetado, mas, de forma geral, algumas características são mais comuns, como dor, perda de peso e fadiga. O surgimento de nódulos em regiões como virilha, axilas e estômago também podem ser sinal do desenvolvimento de células cancerígenas.
Como esses também são sinais de outras doenças, o ideal é consultar um médico para avaliar os sintomas e receber um diagnóstico correto.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025