Saúde
Perca peso sem sair de casa com exercícios fáceis
Muita gente sonha em conquistar um porte físico diferente, seja perder um pouco de peso, ganhar mais músculos ou apenas ter mais condicionamento e fôlego para as atividades. No entanto, a academia pode não ser uma opção viável para todos.
Isso porque o universo da musculação pode ser intimidador para alguns, que podem ter vergonha, ou a academia fica muito longe de casa, ou, ainda, os valores são inacessíveis, pelo menos no momento. Mas, se algum desses é o seu caso, não se preocupe: é possível alcançar o “shape” dos sonhos em casa, sem gastar quase nada para isso.
Exercícios físicos para fazer em casa
Pular corda
Você provavelmente já brincou de pular corda quando era criança. Além disso, é quase certo que em algum momento da vida, já viu Rocky Balboa fazendo esse exercício cheio de estilo. Saiba que, muito além de uma brincadeira ou momento icônico do cinema, essa é uma prática extremamente benéfica para quem quer perder uns quilinhos.
Para isso, você precisa apenas de uma corda comprida o suficiente para conseguir pular. Se no começo você não estiver muito familiarizado com o movimento, o importante é persistir, até que se torne algo natural. Com o tempo, é possível dificultar o exercício, gastando ainda mais calorias.
Treino de alta intensidade intervalado
Esse tipo de exercício, conhecido como High Intensity Interval Training (HIIT) ou simplesmente treino de alta intensidade intervalado, consiste em algum movimento explosivo, feito por pouco tempo, com uma pequena janela de descanso e a breve retomada do movimento.
Para quem busca construir um pouco de massa muscular enquanto elimina gordura corporal, esse é um dos métodos mais indicados. É claro que é preciso cuidado para não ir além do que seu corpo aguenta, por isso, alguma instrução profissional, mesmo que remota, pode ser uma boa ideia.
Exercícios com o peso do corpo
É claro que treinando apenas com o peso do corpo você não vai se tornar um gigante do bodybuilding. Mesmo assim, é possível construir alguma massa muscular sem comprar qualquer tipo de acessório, além de eliminar alguns quilinhos indesejados.
Aqui, basta você pesquisar alguns exercícios, sendo que existem até mesmo aplicativos que oferecem verdadeiras rotinas de treino sem acessórios. Algumas dicas para começar são: agachamentos livres; flexões de braço; abdominais; burpees. Além disso, você sempre pode optar por variações mais difíceis, conforme avança.
Aeróbico
Para garantir um pouco mais de fôlego, eliminar peso e fortalecer as pernas, você pode fazer alguns exercícios aeróbicos sem gastar um centavo. Para isso, é possível praticar polichinelos, subir e descer escadas, correr no lugar e o que mais sua criatividade permitir.
Agora, se você está disposto a investir um pouco em sua saúde — o que nunca é um gasto em vão —, pode adquirir uma esteira ou bicicleta ergométrica. Inclusive, se você já tem uma bicicleta tradicional, existem alguns suportes que permitem pedalar dentro de casa, sem sair do lugar.
Dica extra
Apesar de ser totalmente possível entrar, ou se manter, em forma em casa sem gastar um centavo para isso, como mostramos aqui, pode ser uma boa ideia contratar um personal trainer para criar uma rotina de exercícios específicos para você.
Com a recente pandemia, muitos desses profissionais, mais acostumados a treinarem seus alunos nas tradicionais academias, se especializaram em treinos domésticos, sem o uso de aparelhos ou fornecendo-os quando necessário, por isso, considere essa opção.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira17 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia12 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?