Saúde
Perícia médica do INSS pode ocorrer somente em 2023; entenda!
O Instituto Nacional do Seguro Social está passando por graves problema no que tange as perícias médicas. Entenda!
Todos os trabalhadores que encontram-se doentes e que precisam passar pela perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o objetivo de conseguir seu benefício por incapacidade, podem ter que esperar até o ano de 2023 para receberem o atendimento. Na realidade, esse é o prazo que a maioria dos segurados vem encontrando para poder fazer o seu agendamento pelo aplicativo Meu INSS e no telefone 135.
Veja também: Como funciona a pontuação no INSS para aposentadoria?
De fato, a fila, que chegou no número de 1 milhão de perícias que foram represadas no mês de maio, é um mero reflexo de uma série de fatores, como a greve que ocorreu dos peritos médicos, durando em torno de 52 dias, além do fechamento de agências durante a pandemia da Covid-19, bem como a grande falta de servidores.
Nesse sentido, de acordo com os especialistas, a espera acima de 45 dias descumpre, diretamente, a legislação e o acordo com foi firmado com o Supremo Tribunal Federal (STF), em junho de 2021, válido até o ano que vem.
Nessa perspectiva, em nota, o Ministério do Trabalho e Previdência fez a afirmação de que a Perícia Médica Federal, está realizando diversas ações com a finalidade de conseguir diminuir essa fila de espera dos segurados.
“A principal delas é a antecipação das perícias sempre que for possível”, destaca. “Está previsto ainda pagamento de bônus para perícias extraordinárias realizadas, o que deve aumentar a capacidade operacional da perícia médica.
O pagamento será feito aos médicos que realizarem atendimentos além de suas metas ordinárias, conforme previsto na MP 1.113/2022, que já está em discussão no Congresso Nacional“, informou o INSS em comunicado.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes