Conecte-se conosco

Saúde

Perícia médica do INSS pode ocorrer somente em 2023; entenda!

O Instituto Nacional do Seguro Social está passando por graves problema no que tange as perícias médicas. Entenda!

Publicado

em

Todos os trabalhadores que encontram-se doentes e que precisam passar pela perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o objetivo de conseguir seu benefício por incapacidade, podem ter que esperar até o ano de 2023 para receberem o atendimento. Na realidade, esse é o prazo que a maioria dos segurados vem encontrando para poder fazer o seu agendamento pelo aplicativo Meu INSS e no telefone 135.

Veja também: Como funciona a pontuação no INSS para aposentadoria?

De fato, a fila, que chegou no número de 1 milhão de perícias que foram represadas no mês de maio, é um mero reflexo de uma série de fatores, como a greve que ocorreu dos peritos médicos, durando em torno de 52 dias, além do fechamento de agências durante a pandemia da Covid-19, bem como a grande falta de servidores.

Nesse sentido, de acordo com os especialistas, a espera acima de 45 dias descumpre, diretamente, a legislação e o acordo com foi firmado com o Supremo Tribunal Federal (STF), em junho de 2021, válido até o ano que vem.

Nessa perspectiva, em nota, o Ministério do Trabalho e Previdência fez a afirmação de que a Perícia Médica Federal, está realizando diversas ações com a finalidade de conseguir diminuir essa fila de espera dos segurados.

“A principal delas é a antecipação das perícias sempre que for possível”, destaca. “Está previsto ainda pagamento de bônus para perícias extraordinárias realizadas, o que deve aumentar a capacidade operacional da perícia médica.

O pagamento será feito aos médicos que realizarem atendimentos além de suas metas ordinárias, conforme previsto na MP 1.113/2022, que já está em discussão no Congresso Nacional“, informou o INSS em comunicado.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS