Conecte-se conosco

Saúde

Perigo: Consumir adoçante zero pode causar ataque cardíaco

Estudo recente revela que adoçante zero açúcar eritritol está associado ao aumento de risco de ataques cardíacos. Saiba mais.

Publicado

em

Um estudo do Centro de Diagnóstico e Prevenção Cardiovascular do Cleveland Clinic Research Institute, nos Estados Unidos, revela a relação direta entre o consumo de eritritol e o aumento do risco de doenças cardiometabólicas.

Substância muito utilizada para substituir o açúcar, o eritritol está diretamente ligado à coagulação do sangue e à ocorrência de ataque cardíaco e também ao derrame.

Este estudo aponta que quem fazia uso constante de eritritol, possuindo altos níveis dessa substância no sangue, e já apresentava fatores de risco para doenças cardíacas, como portadores de diabetes, por exemplo, tinha duas vezes mais chances de sofrer um derrame ou um ataque cardíaco.

Pesquisas adicionais realizadas com animais mostraram um aumento significativo na coagulação do sangue causada pela grande presença de eritritol no organismo.

Esses coágulos ocasionados pela presença da substância podem provocar um derrame, se chegarem ao cérebro, ou ataque cardíaco, caso cheguem ao coração.

Os adoçantes artificiais não são usados somente na forma de sachês para uso comum, como adoçar sucos e cafés. Esses adoçantes artificiais são amplamente utilizados na indústria de alimentos.

São comumente encontrados em refrigerantes, alimentos processados e até mesmo itens de higiene pessoal. Embora em níveis considerados seguros, os adoçantes artificiais foram encontrados até mesmo em águas subterrâneas e na água da torneira fornecida às pessoas.

Apesar desses índices serem considerados seguros, não há muita informação sobre os efeitos de longo prazo dos adoçantes artificiais no organismo humano.

A pesquisa foi publicada no final de fevereiro pela revista Nature Medicine e destaca o quanto o excesso dessa substância pode ser prejudicial já que seu consumo pode ser constante mesmo quando não é percebido, através de produtos que não nos informamos sobre sua composição.

Nas últimas décadas, a presença de adoçantes artificiais na indústria de alimentos se deu principalmente a fatores como o crescimento do número de obesos pelo mundo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS