Economia
Pesquisa aponta que trabalhadores preferem salário menor, mas com mais benefício trabalhista
Um estudo realizado pela Cobee, mostrou que atualmente trabalhadores estão preferindo um emprego com mais benefícios trabalhistas, do que um bom salário. Entenda.
Um estudo realizado pela plataforma de gestão de benefícios Cobee mostrou que 84% dos trabalhadores portugueses preferem ganhar um salário menor, desde que tenha benefícios de seguro saúde e contribuição à previdência.
A cofundadora e CEO da Cobee, Borja Aranguren, fala sobre a preferência dos trabalhadores: “Nos últimos anos, a compensação não monetária, sob a forma de benefícios sociais, tem vindo a ser cada vez mais procurada por colaboradores e potenciais colaboradores.”
Oferecer um pacote de benefícios perfeitamente adaptado às necessidades de cada um é fundamental para atrair e reter talento nos dias de hoje”, e acrescenta: “Garantir que cada colaborador se sinta confortável, realizado e reconhecido, com boas condições de trabalho e uma cultura organizacional orientada para as pessoas, é a chave para alcançar o bem-estar, social, físico e emocional no trabalho. Neste contexto, as empresas não podem ser meros espectadores – devem agir e melhorar os planos globais de bem-estar das suas pessoas.”
A pesquisa também revelou que entre os portugueses a flexibilidade de horário também conta na hora de escolher o emprego. Segundo a pesquisa, 31% dos trabalhadores dão importância a um horário de trabalho flexível, 25% a benefícios sociais, 16% a realizar um teletrabalho e 13% a um trabalho remoto.
89% dos entrevistados disseram preferir empresas que oferecem benefícios e se preocupem com o bem-estar de seus funcionários, e 57% relata já ter usado de algum tipo de benefício social presente em seu pacote. Porém, estes pacotes são oferecidos igualmente a todos os funcionários. De 10 apenas 3 trabalhadores tem um plano personalizado às suas necessidades.
“Não é aconselhável adotar este tipo de abordagem one size fits all. O setor dos benefícios está a passar por uma transformação total, com soluções de remuneração inovadoras, personalizadas e disruptivas, que se afastam cada vez mais das abordagens tradicionais e pouco operacionais, e as empresas que não o compreenderem vão ficar para trás”, alerta a Cobee.
Mas o que as empresas oferecem está de acordo com o desejo dos trabalhadores? 60,55% das empresas oferecem seguro saúde, 53,63% oferecem vale refeição e 42,21% oferecem formação. E ainda, 18,34% oferecem vale transporte, 17,99% oferecem seguro de vida e 13,15% oferecem auxílio de saúde mental.
A pesquisa mostra que os trabalhadores portugueses desejam outros benefícios. Entre as prioridades, as empresas e os trabalhadores concordam, pois 70% tem como preferência cargos que ofereçam seguro saúde, 46% vale refeição e 32% formação. Mas em segundo plano eles passam a divergir, pois 30,42% deseja ter equipamento informático, 29,03% seguro de vida, 28,43% seguro reforma e 27,04% vale transporte.
Gostou da matéria? Siga nos acompanhando para continuar por dentro das informações!

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca