Economia
Pesquisa aponta que trabalhadores preferem salário menor, mas com mais benefício trabalhista
Um estudo realizado pela Cobee, mostrou que atualmente trabalhadores estão preferindo um emprego com mais benefícios trabalhistas, do que um bom salário. Entenda.
Um estudo realizado pela plataforma de gestão de benefícios Cobee mostrou que 84% dos trabalhadores portugueses preferem ganhar um salário menor, desde que tenha benefícios de seguro saúde e contribuição à previdência.
A cofundadora e CEO da Cobee, Borja Aranguren, fala sobre a preferência dos trabalhadores: “Nos últimos anos, a compensação não monetária, sob a forma de benefícios sociais, tem vindo a ser cada vez mais procurada por colaboradores e potenciais colaboradores.”
Oferecer um pacote de benefícios perfeitamente adaptado às necessidades de cada um é fundamental para atrair e reter talento nos dias de hoje”, e acrescenta: “Garantir que cada colaborador se sinta confortável, realizado e reconhecido, com boas condições de trabalho e uma cultura organizacional orientada para as pessoas, é a chave para alcançar o bem-estar, social, físico e emocional no trabalho. Neste contexto, as empresas não podem ser meros espectadores – devem agir e melhorar os planos globais de bem-estar das suas pessoas.”
A pesquisa também revelou que entre os portugueses a flexibilidade de horário também conta na hora de escolher o emprego. Segundo a pesquisa, 31% dos trabalhadores dão importância a um horário de trabalho flexível, 25% a benefícios sociais, 16% a realizar um teletrabalho e 13% a um trabalho remoto.
89% dos entrevistados disseram preferir empresas que oferecem benefícios e se preocupem com o bem-estar de seus funcionários, e 57% relata já ter usado de algum tipo de benefício social presente em seu pacote. Porém, estes pacotes são oferecidos igualmente a todos os funcionários. De 10 apenas 3 trabalhadores tem um plano personalizado às suas necessidades.
“Não é aconselhável adotar este tipo de abordagem one size fits all. O setor dos benefícios está a passar por uma transformação total, com soluções de remuneração inovadoras, personalizadas e disruptivas, que se afastam cada vez mais das abordagens tradicionais e pouco operacionais, e as empresas que não o compreenderem vão ficar para trás”, alerta a Cobee.
Mas o que as empresas oferecem está de acordo com o desejo dos trabalhadores? 60,55% das empresas oferecem seguro saúde, 53,63% oferecem vale refeição e 42,21% oferecem formação. E ainda, 18,34% oferecem vale transporte, 17,99% oferecem seguro de vida e 13,15% oferecem auxílio de saúde mental.
A pesquisa mostra que os trabalhadores portugueses desejam outros benefícios. Entre as prioridades, as empresas e os trabalhadores concordam, pois 70% tem como preferência cargos que ofereçam seguro saúde, 46% vale refeição e 32% formação. Mas em segundo plano eles passam a divergir, pois 30,42% deseja ter equipamento informático, 29,03% seguro de vida, 28,43% seguro reforma e 27,04% vale transporte.
Gostou da matéria? Siga nos acompanhando para continuar por dentro das informações!
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes