Conecte-se conosco

Curiosidades

Pesquisa descobre que cobras ouvem mais do que você imagina

Ao contrário do que se imaginava anteriormente, as cobras são capazes de ouvir também pelo som propagado pelo ar. Entenda.

Publicado

em

Por não possuírem ouvido externo, sempre se pensou que cobras não pudessem ouvir sons propagados pelo ar. Esses animais conseguem sentir as vibrações do solo através das escamas em sua barriga, por isso achava-se que apenas assim podiam “ouvir” o ambiente a seu redor.

Mas uma nova pesquisa foi conduzida por um grupo da Universidade de Queensland, na Austrália, trouxe dados bem interessantes e inovadores sobre este assunto. As cobras observadas reagiram a todos os estímulos sonoros que foram aplicados a elas, e não somente aos que produziam vibrações no solo.

Durante o estudo, algumas serpentes foram observadas enquanto trilhas sonoras eram tocadas para verificar sua reação aos ruídos emitido. Nesse ambiente controlado, um dos sons tocados se propagava pelo solo, produzindo vibrações que já era esperado que as cobras sentissem, mas também foram tocados dois outros sons que se propagavam apenas pelo ar.

Ou seja, além da “audição tátil” por meio da vibração sentida no solo pelas escamas da barriga das cobras, também foi possível testar a sua capacidade de “ouvir” através do ouvido interno.

Dos 19 répteis testados, apenas a píton woma se movia em direção ao barulho, enquanto as taipans foram a que mais assumiram posição defensiva. Essas reações podem explicar parte do comportamento desses animais na natureza em situações específicas.

A maioria das cobras se afastava do som que estava sendo propagado, incluindo de vozes humanas. O estudo ajuda a entender as reações naturais das serpentes mediante estímulos em seus habitats, seja para defesa e fuga, seja para ataque e proteção.

Essa foi a primeira pesquisa realizada com cobras não anestesiadas e com movimento livre, o que permitiu uma melhor percepção das suas reações aos estímulos sonoros a que estavam sendo submetidas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS