Conecte-se conosco

Saúde

Você pode não ser tão higiênico quanto pensa. Descubra hábitos que podem prejudicar sua saúde

Você se acha uma pessoa higiênica? Então precisa conferir essa lista para ver os erros que muitas pessoas cometem sem saber.

Publicado

em

Sabesp (SBSP3) reporta lucro líquido de R$831,5 mi no 4º tri, queda de 21,3%

Você se considera uma pessoa super higiênica? Pois saiba que tomar banho todos os dias, escovar os dentes após as refeições, lavar as mãos antes de comer e manter a casa sempre limpinha pode não ser o suficiente.

Mesmo adotando todas essas práticas, você pode estar praticando algum “pecado” para a sua saúde e higiene sem nem perceber. Veja a lista abaixo e confira quantos desses erros você comete:

  1. Não limpar o controle remoto da TV – tão utilizado no nosso dia a dia, ele acaba tendo sua limpeza negligenciada, ficando coberto de vírus e germes. Mude isso já e coloque o controle remoto na sua rotina de limpeza.
  2. Excesso de cotonete – você não leu errado, mas nesse caso o problema está no excesso de limpeza e não na falta. Isso porque embora pareça uma boa ideia ficar cutucando os ouvidos até o fundo para retirar o excesso de cera, essa atitude pode fazer mais mal do que bem, já que cria muitos problemas quando a cera é empurrada para baixo do canal auditivo. O hábito pode causar danos ao tímpano e ao canal do ouvido, com potencial de prejuízos permanentes.
  3. Escova exposta – deixar a escova de dentes próxima ao vaso sanitário, sem nenhuma proteção, faz com que pequenas partículas cheguem até ela, possibilitando uma contaminação cruzada. Ela é causada por uma nuvem invisível de partículas microscópicas criada quando damos descarga.
  4. Não trocar a esponja do banho – além de ficar cheia de bactérias, elas também começam a acumular bolor e mofo, por isso a troca deve ser frequente.
  5. Usar o celular no banheiro – muito comum hoje em dia, essa atitude faz com que os aparelhos fiquem cheios de germes que depois serão, muito provavelmente, transferidos para o rosto.
  6. Hidratação em excesso – usar hidrantes no corpo é ótimo, no entanto, o excesso pode causar oleosidade, poros entupidos e cravos. Aposte na hidratação dia sim, dia não.
  7. Compartilhar lâmina de barbear – cortes são frequentes com esse utensílio, por isso, não compartilhe, evitando até doenças como HIV e hepatite.
  8.  Não trocar o sutiã – as roupas íntimas devem ser trocadas diariamente, isso inclui o sutiã. Reutilizá-lo vários dias pode causar acne e erupções cutâneas.
  9. Não lavar a roupa de cama – a mesma ideia da lavagem serve para a roupa de cama, que acumula grandes quantidades de partículas se acumulam, incluindo células de pele humana. Certifique-se de mudar sua roupa de cama pelo menos uma vez a cada duas semanas.
  10. Lavagem do cabelo – a frequência ideal depende do seu tipo de cabelo. No entanto, lavar os fios em excesso pode fazer mal, já que o processo retira os óleos bons produzidos pelo couro cabeludo que protegem e ajudam a hidratar as madeixas. Já lavar de menos pode, além causar mau cheiro, entupir os folículos capilares com o excesso de bactérias e óleos acumulados. Na dúvida, pergunte a um profissional qual a frequência de lavagem ideal para você.
  11. Enxaguante bucal em excesso – enxaguantes bucais à base de álcool tendem a desidratar a boca. É melhor usar antisséptico bucal com moderação ao longo da semana.
  12. Não lavar frutas e verduras – esses alimentos possuem pesticidas que podem fazer muito mal à saúde, por isso, mesmo que não tenha nenhum bichinho nas frutas, verduras e legumes, lave sempre!
  13. Banhos longos e muito quentes – além de desidratar mais a pele e os cabelos, a alta temperatura dilata os vasos sanguíneos e pode causar queda de pressão.
  14. Dormir de maquiagem – um dos maiores erros de skin care que alguém pode cometer é esse. Além de causar acne e cravos por poros entupidos, a maquiagem pode migrar para os olhos e causar folículos inflamados na linha dos cílios e infecções graves de pele.
  15. Reutilizar a garrafa de água sem lavar – muitos pensam que a água não suja a garrafa e, por isso, não a lavam nunca. Entretanto, isso é um mito. Se as garrafas não forem lavadas, grandes quantidades de bactérias se acumulam e podem causar até intoxicação alimentar.
  16. Compartilhar escova de cabelo – além de poder passar piolho, existe ainda o risco de erupções cutâneas. Por isso, não compartilhar a escova não é sinal de egoísmo, e sim de higiene.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS