Conecte-se conosco

Economia

Petrobras anuncia ferramenta para fornecedor antecipar recebíveis

Com programa “Mais Valor”, cerca de 10 mil pequenas e médias empresas poderão ganhar fôlego financeiro.

Publicado

em

Na terça-feira, 24, a Petrobras lançou uma plataforma que objetiva antecipar faturas de bens e serviços já prestados. Por meio da ferramenta, o fornecedor receberá o pagamento antes da data prevista e com taxas mais vantajosas. Popular no mercado financeiro, a antecipação de recebíveis varia conforme a instituição financeira. As taxas oscilam entre 1,5% e 2% ao mês.

Chamado de “Mais Valor”, o novo recurso estenderá o acesso de pequenas e médias empresas às transações de capital de giro com taxas mais atrativas em instituições parceiras, fazendo jus ao risco de pagamento da empresa petrolífera. Aproximadamente 10 mil fornecedores poderão fazer a adesão ao programa.

Criada em parceria com a startup Monkey Exchange, a plataforma contará com operações ocorridas por meio do leilão reverso, vencido pela instituição financeira cujo lance tiver a taxa de juro mais baixa.

O público-alvo dos leilões reversos será somente os fornecedores diretos da Petrobras, com faturas mínimas de R$ 1 mil cada uma. Não há restrição de valor. “O programa tem potencial para antecipar até 3 bilhões de reais por mês em faturas, mas se o apetite dos participantes for maior, esse valor pode ser ainda maior”, diz o gerente executivo de finanças da Petrobras, Ricardo Besada.

De acordo com Besada, a empresa já possuía uma proposta similar, que foi aperfeiçoada, e a pandemia impulsionou o anúncio do Mais Valor. “Antes, os bancos percebiam o risco do fornecedor. Conseguimos corrigir assimetrias e, agora, a instituição financeira vai perceber o risco Petrobras”, afirma o executivo.

“A ideia vinha sendo trabalhada internamente, mas ganhou força neste ano. Embora a Selic esteja em mínima histórica, o custo do capital no Brasil ainda é mais caro do que no exterior e esse programa vai trazer mais apoio à cadeia nacional”, acrescenta o gerente executivo de suprimento, Rodrigo Ugarte.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS