Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras inicia contratação de nona unidade do campo de Búzios

Trata-se do processo de aquisição de um novo FPSO

Publicado

em

Petrobras

A Petrobras iniciou a contratação de nona unidade do campo de Búzios, informou a petroleira por meio de comunicado ao mercado.

De acordo com o documento, trata-se do processo de licitação para aquisição de um novo FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência) para o campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.

Batizada de P-80, a plataforma será a nona unidade a operar no campo, com capacidade para processar diariamente 225 mil barris de óleo e 12 milhões de m3 de gás.

Assim como o FPSO Almirante Tamandaré, em fase de construção, a P-80 será a maior unidade de produção de petróleo a operar no Brasil e uma das maiores do mundo.

A previsão é de que a P-80 entre em operação em 2026. A unidade será contratada na modalidade EPC (engenharia, suprimento e construção) e é resultado da estratégia da Petrobras de desenvolver novos projetos de plataformas próprias, incorporando as lições aprendidas nos FPSOs já instalados no pré-sal, incluindo aspectos de contratação e construção.

Petrobras inicia contratação de nona unidade do campo de Búzios

Trabalhador checa petróleo da Petrobras no campo de Tupi

Petrobras

O modelo de contratação, a exemplo de experiências anteriores, prevê a participação, por meio de préqualificação pública, de empresas nacionais e internacionais, todas com reconhecida experiência.

A Petrobras segue utilizando o conceito de projetos padronizados como referência para essas contratações, incorporando padronização de especificações e modelo de abordagem ao mercado.

Também foram implantadas inovações como: mecanismo para tratamento e reinjeção da água produzida no reservatório; tecnologias direcionadas à redução de emissões de gases poluentes e a incorporação de sistemas que reduzem a necessidade de mergulho para inspeção do casco.

Búzios

O campo de Búzios, descoberto em 2010, é o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo. É um ativo de classe mundial, com reservas substanciais, baixo risco e baixo custo de extração.

Deve chegar ao final da década com a produção diária acima de 2 milhões de barris de óleo equivalente por dia, tornando-se o ativo da Petrobras com maior produção. Atualmente, há quatro unidades em operação em Búzios, que respondem por mais de 20% da produção total da Petrobras.

A quinta e sexta plataforma (FPSOs Almirante Barroso e Almirante Tamandaré) estão em construção a sétima e a oitava unidades (FPSOs P-78 e P-79) estão em processo de contratação.

a companhia está listada na bolsa brasileira sob o ticker PETR4.

Veja o documento:

Petrobras inicia contratação de nona unidade do campo de Búzios

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS