Conecte-se conosco

Economia

Petrobras rende 5 vezes o orçamento do Auxílio Brasil: entenda!

A estatal petrilífera do Brasil está rendendo lucros absurdos com a crise mundial. Entenda a relação da emrpesa com o Executivo. Veja!

Publicado

em

Não é nenhuma novidade que a Petrobras vem recebendo lucros exorbitantes nos últimos meses devido a diversos fatores. De fato, A Petrolífera rendeu em torno de 447 bilhões de reais ao Governo Federal, aproximadamente, cinco vezes o orçamento do Auxílio Brasil, a adaptação do Bolsa Família que será extinto no final de 2022.

Veja também: Petrobras e o reajuste do diesel: entenda!

Desse modo, o valor pago ao Governo Federal pela Petrobras corresponde realmente a cinco vezes o valor do Auxílio Brasil no ano de 2022, em torno de 89 bilhões de reais, conforme os dados disponibilizados pelo Estadão.

Esse montante estratosférico, também, chega bem perto do valor desembolsado pelo Governo Federal no ano de 2020 com gastos atrelados à Covid-19, em torno de 524 bilhões de dólares.

Em vista disso, nas últimas semanas, o presidente da república, Jair Bolsonaro, pronunciou-se acerca do lucro de 44,5 bilhões da Petrobras no primeiro trimestre de 2022, dizendo que é um “estupro” ou um “crime”.

No entanto, o Executivo é o maior acionista da petrolífera, e o presidente é responsável pela política de preço da Petrobras, ou seja, o governo deveria estar comemorando os lucros exorbitantes, não?

Todavia, entre janeiro de 2019, no início de seu mandato, e março de 2022, a Petrobras já injetou cerca de 447 bilhões de reais, levando-se em conta, além dos dividendos, os impostos e os royalties pagos.

Esses números constam nos relatórios fiscais da companhia, e, nesse período, o lucro líquido da empresa foi de 200 bilhões de reais. O fato é que em meio a um cenário caótico de eleições presidenciais, pouco se entende sobre as manifestações do Executivo acerca da estatal.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS