Conecte-se conosco

Economia

PIS/Pasep 2021 continua atrasado! Veja quando o valor será pago

O atraso do pagamento do PIS/Pasep do ano base de 2021 continua. Mas será que está prestes a sair? Veja a previsão.

Publicado

em

Este ano, os trabalhadores estão enfrentando um grande atraso no pagamento do PIS/Pasep e, quem aguardava receber ainda este ano e aproveitar as festas de fim de ano com dinheiro no bolso, vai ficar bem decepcionado.

O atraso se deu por conta da pandemia de Covid-19, na qual o governo utilizou a verba para o Benefício de Preservação do Emprego e da Renda em 2020. Dessa forma, o PIS/Pasep de 2020 foi pago agora, em 2022, e o PIS de 2021, que deveria ser pago este ano, será pago apenas no próximo.

Para quem ainda não fez o saque do abono de 2020, ainda tem a chance de recuperar o valor até o fim do próximo mês.

Devido a estes atrasos, estão sendo formuladas algumas alterações no calendário de pagamentos, mudando a data de liberação para janeiro e não julho, como costumava acontecer.

Quem pode receber o PIS são os trabalhadores do setor privado, que possuem cadastro há pelo menos cinco anos, trabalharam no ano base por, pelo menos 30 dias, receberam, no máximo, dois salários mínimos mensais e possuem a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) atualizada.

Para fazer a consulta do PIS, o trabalhador pode entrar em canais do governo, como o Portal Gov.br, no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou o Central Trabalhador, no número 158. Sem contar o atendimento pelos canais da Caixa, como os aplicativos Caixa Tem e o Caixa Trabalhador, ou o site da Caixa Econômica Federal.

Já o Pasep é destinado aos trabalhadores do setor público, que para receberem precisam dos mesmos requisitos do PIS. O pagamento é feito pelo Banco do Brasil, por isso, a consulta é um pouco diferente.

Para acessar, basta entrar no site do Banco do Brasil, na Central Alô Trabalhador pelo 158, ou na Central de Atendimentos do Banco do Brasil, pelos telefones 4004-0001 ou 0800 0729-0001.

Lembrando que para ter acesso a estes canais é preciso ter em mãos o CPF ou o número do Pasep que consta na carteira de trabalho.

O valor do abono salarial de PIS e Pasep recebido pelos trabalhadores depende do número de meses trabalhados no ano base. O mínimo que ele pode receber é R$ 101, e o máximo é R$ 1.212, salário mínimo atual, se trabalhou o ano completo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS