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Automobilística

Pise no certo: Desvendando os segredos do câmbio automático sem pegadinhas

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Apesar de facilitar a vida dos motoristas, o câmbio automático dos automóveis possui algumas peculiaridades que você precisa saber com antecedência, pois só assim conseguirá utilizá-lo bem e com uma direção segura e eficiente.  

Nas linhas abaixo, vamos mostrar oito dicas para melhorar a performance e o uso do câmbio automático. Essas informações vão mudar a maneira como você vê e usa essa tecnologia. Acompanhe!

Dicas importantes

1) Partida e parada: Antes de ligar o carro, certifique-se de que a alavanca do câmbio esteja na posição P (estacionamento). Ao desligar, coloque-a novamente em P e acione o freio para desligar o motor.

2) Posições: É importante entender as diferenças entre as posições indicadas da alavanca. Geralmente, são as posições P (estacionamento), R (ré), N (neutro), D (dirigir), 3 (terceira marcha) e L (baixa marcha).

3) Descida de ladeiras: Ao descer ladeiras, priorize o uso na posição L ou 2 para ajudar na frenagem do veículo. Elas reduzirão a velocidade do carro e evitarão o superaquecimento dos freios.

4) Transições: Uma dica importante, ao mudar de uma posição para outra, é fazer isso de maneira gradual e suave. Evite movimentos bruscos, pois isso pode gerar danos ao câmbio.

5) Modo D: O uso do modo D é adequado para muitas situações do dia a dia. Ele faz com que o câmbio troque as marchas automaticamente, ajustando-as conforme a velocidade e às condições da direção.

6) Modo N: O uso do modo N é recomendado em paradas longas, como congestionamentos, e com o pé no freio. Isso aliviará a pressão sobre o conversor de torque e, consequentemente, o desgaste do câmbio.

7) Modo OD: O uso do modo Overdrive (OD) é aconselhável para economizar gasolina em velocidades mais altas. No caso de viagens longas, por exemplo, é bom manter o OD ativado. Em terrenos irregulares, montanhosos ou com carga, é melhor desativá-lo para garantir um melhor desempenho do motor.

8) Frenagens: o câmbio automático não foi criado para suportar a força de frenagens bruscas, por isso, evite utilizá-lo como forma de frear o carro.    

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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