Conecte-se conosco

Agronegócio

Plante e cultive boldo em casa

Aliada do sistema digestivo, a planta medicinal pode ser cultivada facilmente

Publicado

em

Pode ajudar no controle da azia, gastrite e, até mesmo, no combate à ressaca, o boldo é a melhor opção. Além da infusão, as folhas maceradas são capazes de gerar um efeito hipo-secretor, que diminui o volume do suco gástrico e da acidez.

O tipo mais comum é o boldo da terra (Plectranthus barbatus), encontrado em muitos jardins e quintais. Mas há também o boldo miúdo (Plectranthus neochilus), que é uma planta rasteira com 30 a 90 cm de altura. Os dois podem ser facilmente cultivados.

Veja também: Árvore da amizade: saiba como cultivar a planta jade em casa

Ambas espécies precisam de mais de 4 horas de sol direto e necessitam de rega sempre que o solo ou substrato estiver completamente seco. Por serem plantas mais resistentes, conseguem se desenvolver em solos pouco ricos em nutrientes, mas se adubados, se desenvolverão mais fortes.

O boldo pode ser plantado diretamente no solo ou em vasos e sua poda deve ser periódica nos galhos superiores e nas suas pontas, pelo menos 2 vezes ao ano, caso seja da terra.

Já para a espécie miúda, por ser uma planta rasteira, a indicação é plantá-la em canteiros de horta, pois funciona como uma ótima planta repelente de formigas e animais de estimação como gatos e cachorros.

Suas mudas podem ser feitas a partir da planta mãe. Para isso, basta cortar um galho da parte mediana da planta, sem flor e retirar as folhas abaixo do ramo.

O replantio deve ser feito em um vaso com 1 parte de substrato para muda e 1 parte de areia. E a muda deve ser colocada à sombra. Quando as novas brotações surgirem, é aconselhável transplantá-la para o local definitivo.

As mudas também podem ser feitas a partir de sementes, que devem ser colocadas diretamente no local definitivo. Na hora da colheita, dê preferência dos galhos superiores e suas pontas e corte sempre o ramo, não só as folhas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS