Conecte-se conosco

Bancos

Por que as pessoas possuem limites de crédito diferentes nos cartões? Entenda

Veja o que os bancos consideram ser importante para conceder um limite de cartão.

Publicado

em

Score Serasa

Com o passar do tempo, a partir do avanço tecnológico em escala mundial, o dinheiro físico, em papel, deixou de fazer parte do cotidiano de muitas pessoas. Já de cara, a preferência por cartões de crédito tornou-se quase universal devido a praticidade e os riscos de roubo que acabaram sendo reduzidos, consequentemente.

No entanto, quando se fala dos cartões de crédito, o limite é sempre um assunto que acaba gerando polêmica devido às discrepâncias dos valores que são concedidos pelo mesmo banco para pessoas distintas.

Em síntese, para compreender por que cada sujeito possui um limite de cartão diferente do outro, é fundamental entender como realmente o limite do cartão opera. Não obstante, é preciso compreender também o que as instituições financeiras, no caso os bancos, consideram ser importante para conceder um limite de cartão para um determinado sujeito.

De fato, o limite do cartão nada mais é que um empréstimo feito pelo banco para você pagar no mês seguinte. A instituição concede o dinheiro, você gasta e, depois, paga a quantia. É bem simples, na verdade. Mas por que cada pessoa acaba recebendo um limite diferente?

Isso acaba ocorrendo simplesmente porque a instituição financeira deve confiar na pessoa para quem ela está emprestando o dinheiro. A instituição precisa saber que essa pessoa irá pagar esse valor no mês seguinte. Desse modo, existem alguns fatores que os bancos analisam para saber se o indivíduo realmente quitará sua dívida.

Em vista disso, estar com o nome negativado já é indício de que a pessoa não é boa pagadora de dívidas. Isso, inclusive, é uma premissa para o banco não liberar um limite de crédito. Nos casos em que o banco concede um limite, este geralmente é bem baixo, menos de R$ 500 por mês. Outro fator que influencia muito é a comprovação da renda. é preciso comprovar que possui uma renda que dê para quitar as dívidas.

O banco jamais vai liberar um limite de crédito maior do que você realmente pode pagar. É preciso entender que as instituições financeiras levam isso em consideração na hora de conceder o limite do cartão de crédito.

Outro fator que os bancos levam em consideração é o histórico de dívida das pessoas. Se você tem um histórico de estar com o nome sujo, provavelmente acabará recebendo um limite baixo. Além disso, o escore também é um indicador do seu perfil que é definido pelo Serasa. Logo, quanto mais próximo do zero você estiver, menos chances terá de receber limite. Ao passo que, quanto mais próximo de mil, essa possibilidade aumenta.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS