Conecte-se conosco

Saúde

Por que você deveria pensar duas vezes antes de usar uma colher de pau

Colheres de pau podem ser perigosas para a saúde! Conheça mais sobre esse utensílio tão antigo e tradicional na cozinha.

Publicado

em

A colher de pau é um objeto bastante conhecido, principalmente nas cozinhas brasileiras, mas que pode parar de ser utilizada com o passar do tempo. Esse instrumento era muito comum antigamente, uma vez que produtos feitos de metal eram muito caros e inacessíveis para grande parte da população.

Apesar de haver diversos cozinheiros profissionais que alegam os benefícios que o item traz para o sabor da comida preparada, existe uma delicada questão sanitária que, consequentemente, causará a aposentadoria do referido utensílio doméstico.

A madeira é um material poroso, que costuma se desgastar muito conforme o tempo passa. Afinal, não é incomum vermos fissuras e até mesmo rachaduras neste tipo de superfície. Isso quer dizer que pedaços de alimentos, óleos e líquidos podem ficar acumulados nessas fraturas que surgem.

Mesmo depois de uma lavagem meticulosa, não é possível obter uma limpeza 100% eficaz. Além disso, a água também é absorvida e, com isso, cria-se um ambiente extremamente propício para o surgimento de bactérias e demais microorganismos perigosos para o ser humano.

Quais são os perigos trazidos pela colher de pau?

Como foi dito antes, a porosidade da madeira faz com que seja bem mais difícil de limpar. Com isso, a colher de pau nunca estará realmente livre de sujeira. Portanto, resíduos alimentícios podem acabar se acumulando e se tornando verdadeiros “ninhos bacteriológicos“.

Dentre os patógenos mais comuns, podemos citar nomes como a Salmonella, Listeria, Campylobacter e a E. Coli, que causam quadros sérios de intoxicação alimentar e são muito resistentes à ação dos medicamentos modernos geralmente usados pelos médicos.

Logo, para minimizar esses riscos, existem algumas dicas que podem e devem ser seguidas aí na sua cozinha. Lembrando que, em caso de sintomas como náuseas, vômitos ou diarreia após consumir uma refeição, a pessoa deve procurar ajuda médica o mais rápido possível! Vejamos:

  1. Lave as colheres com água e sabão após cada uso;
  2. Periodicamente, é recomendável desinfetar as colheres de pau, mergulhando-as em uma solução de água sanitária diluída;
  3. Certifique-se de que as colheres estejam completamente secas antes de guardá-las, pois a umidade pode favorecer o crescimento de fungos;
  4. Substitua as colheres de pau quando estiverem desgastadas, rachadas ou danificadas;
  5. Evite deixar as colheres de pau imersas em líquidos por longos períodos;
  6. Considere alternativas como utensílios de silicone, aço inoxidável ou outros materiais que sejam mais higiênicos e fáceis de limpar.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS