Automobilística
Porsche ultrapassa marcas de luxo e se torna a mais valiosa de todas
De acordo com a Brand Finance, a fabricante de carros esportivos recebeu o título de marca de luxo mais valiosa do mundo neste ano de 2022.
A Porsche começou o mês de outubro na Bolsa de Valores de Frankfurt muito melhor do que era esperado pela marca, mostrando, assim, que a boa fase da companhia ainda persevera. De acordo com a divulgação feita pela consultoria Brand Finance, a fabricante de carros esportivos recebeu o título de marca de luxo mais valiosa do mundo neste ano de 2022.
O levantamento não foi realizado apenas no setor automotivo, mas considerou muitas outras marcas de diferentes áreas, como, por exemplo, vestuário, joalheria e relojoaria. E, mesmo comparando seu desempenho com as demais companhias, a Porsche conseguiu se manter em primeiro lugar em relação ao levantamento anterior. No entanto, apesar dessa posição, houve uma queda de 2% no valor do mercado.
De acordo com a explicação fornecida pela Brand Finance, o IPO (evento responsável por marcar a entrada de uma empresa no período de negociação de ações da bolsa de valores) serviu como validação do valor da empresa. “Fazia muito sentido extrair valor escondido dentro do grupo Volkswagen, especialmente quando você tem uma marca de luxo icônica como a Porsche, que é tão valiosa”, disse Alex Haigh, diretor financeiro da consultoria, em nota.
No que diz respeito ao ranking, depois da Porsche surgem as grifes de vestuário e acessórios, sendo a Ferrari uma das únicas fabricantes de carros a alcançar o top 10. Veja abaixo a lista:
- Porsche – US$ 33,7 bilhões (R$ 175,3 bilhões);
- Louis Vuitton – US$ 23,4 bilhões (R$ 121,7 bilhões);
- Gucci – US$ 18,1 bilhões (R$ 94,1 bilhões);
- Chanel – US$ 15,2 bilhões (R$ 79,1 bilhões);
- Hermès – US$ 13,5 bilhões (R$ 70,2 bilhões);
- Cartier – US$ 12,4 bilhões (R$ 64,5 bilhões);
- Dior – US$ 9 bilhões (R$ 46,8 bilhões);
- Rolex – US$ 8,4 bilhões (R$ 43,7 bilhões);
- Ferrari – US$ 8 bilhões (R$ 41,6 bilhões);
- Estée Lauder – US$ 7,9 bilhões (R$ 41,1 bilhões).
Há outras seis fabricantes de automóveis que estão entre as 50 marcas de luxo mais valiosas do mundo. São elas Bentley (23º lugar), Lamborghini (30º), Rolls-Royce (38º), McLaren (41º), Maserati (45º) e Aston Martin (47º).
Além disso, a Brand Finance realizou um segundo levantamento, onde avaliou a força de cada marca. Para essa pesquisa, foi necessário levar em consideração alguns fatores, como o investimento em marketing, patrimônio e o desempenho nos negócios. E como resultado desse levantamento, a líder foi outra fabricante de carros: a Ferrari, obtendo uma nota total de 90,9. O resultado da classificação foi baseado por meio de um índice, ou seja, quanto mais próximo de 100, melhor o resultado.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho14 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%