Conecte-se conosco

Agronegócio

Portulacaria afra: saiba mais sobre essa exótica e adorável suculenta

Linda e de fácil manejo, essa espécie pode ser cultivada como bonsai e ainda tem a fama de atrair prosperidade e boa sorte para o ambiente.

Publicado

em

Portulacaria afra é uma planta da família das suculentas, também conhecida como mini-jade, que apresenta fácil manejo e cultivo. Pouco exigente com relação a cuidados, essa espécie é uma excelente opção para a ornamentação de vasos, podendo ser cultivada como bonsai, já que tolera podas algumas vezes ao longo do ano, sendo uma das variedades mais apropriadas para a prática.

A portulacaria afra também é ideal para harmonizar a casa, pois traz prosperidade e boa sorte para o ambiente. Mas, apesar da sua resistência, ainda é importante aplicar alguns cuidados imperdíveis no cultivo. Acompanhe!

Reprodução: Freepik

Mudas e propagação

A propagação costuma ser simples e a plantinha gera novas mudas por meio de galhos que podem ser plantados em um vaso com terra vegetal. Caso prefira, você também pode adquirir mudas já desenvolvidas em viveiros ou lojas especializadas. Aí será necessário só realizar a transplantação para outro vaso.

Substrato ideal

O solo para a portulacaria afra deve bem drenável: uma mistura de terra vegetal, pedriscos e pequenos pedaços de carvão para o plantio.

Irrigação

Como se trata de uma suculenta, a irrigação deve ser espaçada e sem encharcamento. Sendo assim, regue uma vez a cada três dias ou quando o solo estiver completamente seco.

Luminosidade

A suculenta se desenvolve com facilidade em sol pleno. Por isso, as condições de luminosidade devem ser sempre boas.

Adubação

Pode receber adubo a cada três meses. A espécie prefere adubos a base de farinha de ossos, pois esses nutrientes ajudam no desenvolvimento da planta.

Poda

As podas garantem mais vitalidade a novas brotações e também controlam o crescimento. A dica é usar um equipamento adequado e esterilizado, para evitar o surgimento de fungos e doenças.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS