Conecte-se conosco

Economia

Posso sacar os Valores a Receber de meu parente que morreu? Entenda como funciona

O Banco Central anunciou uma nova fase de pagamentos dos Valores a Receber. Veja se é possível receber por terceiros.

Publicado

em

Ano passado, o Banco Central liberou para milhares de brasileiros o Sistema Valores a Receber, que dava às pessoas que tinham algum valor esquecido em alguma conta o direito de sacá-lo.

Este ano, mais uma leva de valores será liberada, e quem não foi contemplado anteriormente pode ter uma chance agora. Esse valor pode ser proveniente de algum fundo, conta corrente, dentre muitos outros motivos.

Em breve, o Banco Central deve divulgar as datas de verificação e saque do valor. Esse saque pode ser feito por PIX, por exemplo, que cairá direto na conta, sem muitos transtornos. A única regra para isso acontecer é que a chave PIX seja o número do CPF.

A expectativa é que o novo pagamento seja feito entre os meses de março e abril, embora não tenha sido divulgada nenhuma estimativa de data.

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem ter algum valor a receber, por isso é preciso estar atento às novas datas indicadas pelo Banco Central, para não perder o novo prazo, que é limitado.

Uma dúvida comum que surgiu na outra rodada foi: Em caso de falecimento do titular do dinheiro, os herdeiros têm direito a receber em seu lugar? A resposta é sim, um herdeiro pode fazer o saque, desde que esteja em posse do documento que comprove a herança.

Além de herdeiros, procuradores, tutores autorizados, curadores, inventariantes e responsáveis por menor emancipado também possuem direito de fazer o saque.

No ano passado, o valor ficou disponível no endereço valoresareceber.bcb.gov.br, mas é preciso ficar atento desde já, pois o anúncio da nova temporada de pagamentos despertou a ideia de novos golpes dos criminosos.

A primeira coisa que é preciso lembrar é que o sistema está fora do ar no momento, então não clique em nada que ofereça antecipação. Além disso, o Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar sobre este benefício.

Dessa forma, espere o anúncio oficial do Banco Central e entre no site que informamos para verificar se tem valores a receber. Outra coisa: o órgão não solicita depósito de nenhum valor em dinheiro para compartilhar informações ou mesmo para liberar um saque, então se proteja e não clique em nada suspeito.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS