Conecte-se conosco

Economia

Posso solicitar o Bolsa Família pelo aplicativo? entenda como é feito o cadastro

Descubra como se inscrever no maior programa de transferência de renda do país, conhecido como Bolsa Família, sem complicações.

Publicado

em

Bolsa Família 2023: foi divulgado o calendário de saque em janeiro

O Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil, é um programa de transferência de renda que contempla cerca de 21,5 milhões de pessoas. Para ter direito ao benefício, basta realizar o cadastro em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua cidade.

O responsável familiar poderá realizar um pré-cadastro diretamente no aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) para só então comparecer ao CRAS, pois só assim pode encaminhar os documentos solicitados e realizar a entrevista.

Além de realizar o cadastro, para receber o benefício também é preciso cumprir alguns requisitos:

  • Atualizar os registros de imunização vacinal;
  • Realizar o acompanhamento pré-natal de gestantes;
  • Cumprir frequência escolar mínima.

Além disso, para receber o Bolsa Família é preciso ter renda familiar de até R$ 105 por pessoa. Em casas com pelo menos uma gestante, nutriz ou menor de 21 anos, é permitida uma renda de até R$ 210 por pessoa. Após o cadastro, é necessário aguardar pelo menos 45 dias para que os dados estejam no sistema.

Como saber que estou cadastrado no CadÚnico?

É bem simples! Todos as pessoas inscritas recebem um código de identificação social (NIS). A partir dele, é possível obter os benefícios do governo de acordo com os pré-requisitos. Para maiores informações sobre o Bolsa Família, basta acessar os seguintes canais: Aplicativo Auxílio Brasil, que posteriormente será alterado para Bolsa Família; Aplicativo Caixa Tem; Telefone Caixa ao ligar para 111; Ministério da Cidadania no número 121.

Documentos obrigatórios para o cadastramento no CadÚnico

Para o responsável pela família:

a)  CPF ou Título de Eleitor;

Para os demais membros da família:

b)  Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Bolsa Família é o mesmo programa que o Auxílio Brasil?

A resposta é: sim! A mudança realizada foi apenas no nome do programa e somente por motivos políticos. Por essa razão, o benefício passará a ser chamado novamente de Bolsa família em 2023.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS