Conecte-se conosco

Investimentos

Poupança não mais: 4 caminhos lucrativos para o seu dinheiro

Publicado

em

Está em busca de investimentos inteligentes, que ofereçam rentabilidade superior à poupança e segurança para o seu dinheiro? Antes de se aventurar no mundo dos investimentos, é necessário escolher com sabedoria onde aplicar seu capital.

Diferentemente do que muitos pensam, a poupança não é a única nem a mais vantajosa maneira de fazer seu dinheiro render. Confira, a seguir, quatro opções de aplicações de renda fixa que podem ser uma boa alternativa para diversificar sua carteira e alcançar seus objetivos financeiros.

4 opções de investimentos que vão fazer seu dinheiro render mais

Fundos de Renda Fixa

Os fundos de renda fixa são uma forma de investir em diversos títulos públicos e privados, como Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, debêntures, entre outros, por meio de um único produto.

Ao aplicar em um fundo de renda fixa, você delega a gestão da sua carteira a um profissional qualificado, que irá buscar as melhores oportunidades de acordo com a estratégia do fundo. Além disso, você conta com a praticidade de ter apenas um extrato e uma única declaração de imposto de renda.

Os fundos de renda fixa podem ser classificados em diferentes categorias, conforme o tipo de ativo que compõe a carteira, o prazo médio dos títulos e o grau de risco. Em geral, quanto maior o risco, maior o potencial de retorno.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa do governo federal que permite que qualquer pessoa invista em títulos públicos federais pela internet, a partir de R$ 30.

Os títulos públicos são considerados os investimentos mais seguros do mercado, pois têm a garantia do governo, que é o emissor da dívida. Além disso, o Tesouro Direto oferece diversas opções de prazos e rentabilidades, que se adequam a diferentes perfis e objetivos de investidores.

Os títulos do Tesouro Direto podem ser prefixados, pós-fixados ou atrelados à inflação. Os prefixados têm uma taxa de juros definida no momento da compra, que não muda até o vencimento.

Os pós-fixados têm sua rentabilidade vinculada à taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia. Os atrelados à inflação pagam uma taxa fixa mais a variação do IPCA, que é o índice oficial de inflação do país.

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título emitido pelos bancos para captar recursos junto aos investidores. Ao comprar um CDB, você está emprestando dinheiro ao banco e recebendo juros em troca.

O CDB é uma aplicação fácil de encontrar e acessível, pois pode ser adquirido com valores baixos e em diversas instituições financeiras.

Esse tipo de investimento pode ser prefixado, pós-fixado ou atrelado à inflação, assim como os títulos do Tesouro Direto.

A rentabilidade do CDB costuma ser expressa em um percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é uma taxa que acompanha a Selic e serve como referência para as operações entre bancos. Quanto maior o percentual do CDI oferecido pelo CDB, maior será o seu retorno.

LCI e LCA

As LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) são títulos emitidos pelos bancos para financiar os setores imobiliário e agrícola, respectivamente.

Ao comprar uma LCI ou LCA, você está emprestando dinheiro ao banco e recebendo juros em troca, assim como no CDB. A diferença é que as LCIs e LCAs são isentas de imposto de renda para pessoas físicas, o que aumenta a sua rentabilidade líquida.

As LCIs e LCAs também podem ser prefixadas, pós-fixadas ou atreladas à inflação e também costumam ter sua rentabilidade expressa em um percentual do CDI. Além disso, elas também contam com a proteção do FGC, nos mesmos limites do CDB.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS