Política
Prazo de renovação da CNH pode aumentar para 60 dias; confira
O deputado José Nelto fez a proposta de aumentar o prazo de renovação da CNH para 60 dias, e ela ainda está sendo votada na Câmara.
Recentemente, José Nelto criou uma proposta que, se aprovada, pode beneficiar os condutores brasileiros. Isso porque o deputado visa aumentar o tempo para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 30 para 60 dias.
De acordo com o texto, a intenção é permitir que o motorista continue conduzindo com a carteira vencida por um período maior de tempo, se precisar, sem que cometa uma infração.
A Câmara dos Deputados está analisando a proposta ainda, já que ela precisará de uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A mudança se daria na validade da CNH, desvinculando a vigência do exame de aptidão física e mental.
Atualmente, quem dirige com a CNH vencida está correndo o risco de sofrer com uma infração gravíssima, se for pego. Isso compete no risco de levar sete pontos na carteira e pagar uma multa de R$ 293,47.
De acordo com o deputado que criou a proposta, essa mudança pode beneficiar os condutores de baixa renda, que terão mais tempo para dispor do valor exigido para renovação do documento, que não possui um valor baixo.
“Faz-se necessário um pequeno reajuste nos dias após o vencimento do exame de aptidão física e mental, para que uma simples renovação não vire uma multa ou até uma apreensão”, disse o deputado José Nelto.
A proposta ainda tem um longo caminho até ser aprovada — isso se ela realmente for aprovada — e, por isso, é uma possibilidade futura para os condutores, mas não podemos estimar quando ela poderia entrar em vigor.
As comissões que precisam avaliar o projeto são: Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após este caminho na Câmara, se aprovado, ele ainda presa ser analisado pelo Senado Federal.
Para renovar a CNH nas categorias A e B, que são as mais comuns, o motorista deve ir até um posto de renovação, ou agendar um horário pelo portal do Detran do seu estado para exame médico. Motoristas que utilizam a direção para atividades profissionais devem passar novamente pelo exame psicológico.
Em casos de renovação das categorias C, D e E, é preciso também passar por exame toxicológico em clinicas credenciadas pelo Detran.

-
Tecnologia1 dia atrás
Advogado usa IA para inventar leis, engana a Justiça e se dá mal
-
Finanças2 dias atrás
Você pode ter grana esquecida no FGTS e nem sabe! Veja como consultar
-
Tecnologia1 dia atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Economia2 dias atrás
INSS ressarce segurados após desconto indevido; quando os próximos lotes serão pagos?
-
Fundos Imobiliários - FII's1 dia atrás
Mercado de FIIs encerra semestre com alta de até 53; confira as principais altas e baixas
-
Finanças1 dia atrás
Revelamos o outlet menos divulgado e mais barato para fazer suas compras na Flórida
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Bancos8 horas atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger