Conecte-se conosco

Agronegócio

Precisando inovar na ornamentação? Conheça a planta guiné

Indicada para compor interiores, a espécie possui folhas perfuradas muito ornamentais e é considerada versátil e resistente.

Publicado

em

A planta guiné (Petiveria alliacea) tem origem nas florestas tropicais da América Central e do Sul, onde cresce em árvores ou pedras.

Muito apreciada, principalmente, por possuir folhas grandes e perfuradas, a guine é utilizada para a ornamentação de interiores, já que suas preferências incluem, principalmente, luminosidade indireta.

Esta planta, também conhecida como rosa-dos-ventos, é muito versátil e resistente, o que significa que precisa de pouco para prosperar.

Ainda assim, alguns cuidados são imprescindíveis para o bom desenvolvimento da espécie. Por isso, fique atento às principais dicas para obter sucesso no cultivo da guiné.

Reprodução: Flickr

Principais cuidados

A planta guiné precisa de luz indireta e moderada e temperaturas entre 15-24°C. Além disso, aguentam bem climas mais amenos e podem aceitar temperaturas até 10°C sem maiores problemas.

O mais indicado, nesse caso, é manter a sua guiné dentro de casa, assim elas não sofrem tanto nem com o frio, nem com o sol, que pode queimar suas folhas.

Uma vez que você encontrou um espaço apropriado para a guiné, escolha um vaso de bom tamanho e profundidade, que apresente orifícios de drenagem para o escoamento de água.

Coloque uma camada de pedriscos no fundo, depois preencha com substrato drenável rico em matéria orgânica. Abra uma cova e plante a muda de guiné. Lembrando que você pode adquirir uma muda saudável e já desenvolvida em qualquer viveiro ou loja especializada.

Depois do transplante, regue de modo a manter a terra levemente úmida. Tente não molhar as folhas, pois isso pode favorecer a proliferação de pragas.

Além disso, é importante serem removidas as folhas velhas ou danificadas periodicamente para evitar que doenças se propaguem pela planta. Recomenda-se que a Planta Guiné seja podada anualmente para estimular o crescimento saudável.

Por fim, periodicamente faça adubações com fertilizantes orgânicos ricos em nitrogênio, fósforo e potássio. Com esses cuidados básicos será possível manter a sua guiné saudável por muito tempo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS