Finanças
Procon alerta para cuidados a se ter na páscoa
O Procon de Santo André achou importante alertar os clientes na hora das compras dos chocolate de páscoa, e também para os ingredientes da ceia. Confira!
A Páscoa está quase chegando, e o Procon Santo André trouxe uma série de cuidados para se ter antes de comprar os chocolates.
Veja também: Lacta e IFood criam campanha com entrega de ovo de páscoa em drone
Ele diz que é preciso ter atenção na variação de preços, já que este ano foi encontrada uma variação muito grande (223,64%) de um estabelecimento para o outro. É importante também verificar as lojas virtuais, porém sempre atento ao valor do frete, pois muitas vezes o preço do produto está maios baixo, mas o frete não compensa.
Para quem vai comprar ovos de Páscoa para as crianças, é preciso ficar ainda mais atento. Se o ovo tiver brinquedo em seu interior, é obrigatório ter a classificação de faixa etária dele no rótulo, além da mensagem “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”.
O brinquedo também deve conter selo do Inmetro, identificação do fabricante ou importador, instruções de uso e de montagem, e possíveis riscos que possam acometer à criança.
Produtos licenciados de personagens geralmente tem um valor mais alto, devido ao repasse do licenciamento, então uma opção é buscar outas alternativas de personagem. Além disso, a economia pode ser feita trocando ovos de Páscoa por barras de chocolate ou caixas de bombons, que também apresentam valores mais baixos.
Outra coisa que o consumidor precisa se atentar, é a validade do produto e a armazenagem do mesmo. Produtos alimentícios não devem estar em contato com produtos de limpeza e nem exposto ao sol ou umidade.
Se a compra for por meio virtual, é importante estar atento as informações do site. Se for um site que você nunca comprou, se atente as informações de endereço físico, CNPJ, e razão social. Tire um tempo para pesquisar sobre a loja na internet e ver se é confiável. Além disso é importante prestar atenção se os valores continuam os mesmos antes de finalizar a compra. Confirme o prazo de entrega do produto, se o prazo bate com a sua necessidade.
Para os peixes da semana santa, é importante ficar de olho no armazenamento do produto e na higiene do estabelecimento e dos funcionários que manipulam o produto. Além disso é sempre preferível adquirir o produto fresco, assim você pode notar se tem alguma alteração de cor, textura ou cheiro.
Não compre peixes com manchas avermelhadas, pintas pretas no dorso, alguma deterioração na carne ou bolor. Os olhos do peixe precisam estar brilhantes, as escamas não podem soltar facilmente e as guelras devem estar vermelhas.
Para o bacalhau é importante observar em sua embalagem as seguintes informações:
• Peso líquido;
• Identificação do país de origem e do produtor;
• Lote;
• Registro no órgão de fiscalização competente;
• Indicação de temperatura para conservação;
• Data de acondicionamento;
• Prazo de validade;
• Carimbo do serviço de inspeção.

-
Empresas1 dia atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Finanças11 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Automobilística1 dia atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?
-
Mundo2 dias atrás
Trump eleva pressão sobre a China e abala mercados globais