Commodities
Produção de contratos no regime de partilha quadruplica em 2022
Modalidade exploratória atingiu 233 milhões de barris de petróleo no ano passado, ante 62 milhões, em 2021
Prova indiscutível de sucesso dessa modalidade de exploração, a produção de petróleo em contratos do regime de partilha quadruplicou em 2022, em relação ao ano anterior, ao produzir 233 milhões de barris de petróleo, ante uma produção de 62 milhões de barris, em 2021.
Os dados excepcionais, que integram o Boletim Mensal da Produção, foram divulgados nesta quinta-feira (23) pela Pré-Sal Petróleo (PPSA), ao apontar, como maiores destaques, no ano passado, os campos de Búzios e Mero, que produziram 152 milhões de barris de petróleo e 34 milhões de barris de petróleo, respectivamente, respondendo por 80% da produção total.
Se considerada a parcela referente à União, os dois campos citados também lideram, com uma participação de 74% na produção. De maneira geral, a comercialização dos volumes de petróleo natural da União é realizada pela PPSA, a partir do instante em que as cargas ficam disponíveis. Nesse sentido, em 2022, o Tesouro Nacional arrecadou R$ 4,71 bilhões.
Se considerado o início da série histórica, em 2017, o regime de partilha da produção acumula uma produção total de 343,11 milhões de barris de petróleo, dos quais 9,8 milhões de barris se destinaram à União. A primeira região sob tal regime, no final de 2017, foi a Área de Desenvolvimento de Mero, que apresenta ritmo acelerado de produção, cujo pico é esperado para 2030, de acordo com projeções da PPSA.
Já a produção de gás também registrou desempenho positivo no ano passado, por meio da comercialização de 602 milhões de metros cúbicos (m³), marca que representa o triplo do apresentado em 2021, quando chegou a 187 milhões m³.
Neste caso, a liderança coube ao Campo de Búzios, que respondeu pela produção de 528 milhões m³, do quais 48 milhões m³ ficaram com a União. Outro dado revela que mais de 80% do gás natural da União provêm do contrato de Entorno do Sapinhoá, com produção acumulada de 990 milhões de m³, desde 2017.
Segundo o boletim mensal da PPSA de dezembro último, a produção média dos sete contratos (do regime de partilha) atingiu 761 mil barris de petróleo por dia (bpd), o que equivale a um montante 4% inferior ao do mês anterior.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos24 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças12 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Agronegócio5 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas