Conecte-se conosco

Agronegócio

Produção de maracujá deve chegar a 45 mil toneladas, em SC

Apesar das alterações climáticas, que podem trazer consequências diretas na produção da fruta, volume está dentro da normalidade

Publicado

em

Santa Catarina deve colher 45 mil toneladas de maracujá na safra 2021/22. A produtividade média do Estado pode chegar a 25 toneladas por hectare, numa área de produção de 1.800 hectares. O início da colheita começou em Sombrio, na última semana.

As alterações climáticas, como o frio tardio, podem trazer consequências diretas na produção da fruta. Segundo Diego Adilio da Silva, extensionista da Gerência Regional da Epagri em Criciúma, algumas ações estão sendo feitas para que não haja prejuízo ao fim do ciclo. “Estamos tentando criar tecnologias e manejos que antecipam a produção para dezembro e janeiro, quando os produtores podem obter melhores preços. Mas diante dos fatores climáticos, é provável que tenhamos uma produção tardia em volume de colheita nesta safra”, explica.

Doenças e pragas também são motivo de alguma preocupação para os produtores. A verrugose, que é uma doença causada por um fungo, vem atrapalhando um pouco os pomares. “O maior problema é a mosca do botão floral”, acrescenta.

A fim de monitorar a produção e colheita do maracujá reconhecido como o melhor do Brasil, a Epagri realizou um encontro técnico para conter a praga no maracujazeiro, atrelado à melhoria da regulagem de pulverizadores e dosagem de volume de calda. O sistema de produção integrada busca a produção ecologicamente correta e economicamente viável, que visa manter a qualidade do maracujá catarinense, famoso por seu tamanho, volume de polpa e outras características.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS