Conecte-se conosco

Commodities

Produção de petróleo e gás tem queda de 0,58% em dezembro

Essa é a segunda queda seguida, ante recuo de 4% observado no mês anterior

Publicado

em

Após apurar queda de 4% em novembro último, a produção de petróleo e gás natural do país voltou a cair 0,58% em dezembro do ano passado, ao contabilizar 3,955 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), conforme apontam dados preliminares divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Principal produtora nacional, a Petrobras apresentou recuo de 4% de produção de petróleo em dezembro (2,539 milhões de boe/d) em relação ao mês anterior. Em igual comparativo, a produção de gás natural caiu 3,7%, para 91,9 milhões de metros cúbicos diários (m3/d).

No que se refere à produção do pré-sal, igualmente em dezembro último, houve aumento de 74,5% para 75,5% da participação no total nacional, em que a produção de petróleo e gás totalizou 2,985 boe/d, montante 0,72% superior a novembro – 2,346 milhões bpd de petróleo, e 101,5 milhões de m3/d de gás natural, com altas de 0,86% e de 0,21%, respectivamente.

Se considerada apenas a produção de petróleo, a produção nacional apresentou declínio de 0,70% – 3,073 milhões de barris por dia (bpd) –  e recuo de 0,17%, na produção de gás natural – 140,1 milhões de metros cúbicos – na mesma comparação de novembro para dezembro do ano passado.

Leilão deve arrecadar R$ 210 mihões – Para o próximo leilão de comercialização da primeira carga de petróleo produzido pelo Campo de Anapu (Bacia de Santos), a expectativa é de que sejam arrecadados R$ 210 milhões para o Tesouro Nacional, com previsão de disponibilização para carregamento de 500 mil barris no segundo bimestre deste ano, conforme previsto no contrato de partilha de produção do campo mencionado.

Os valores a serem arrecadados foram definidos, ontem (17), durante leilão promovido pelo Ministério de Minas e Energia, por meio da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). Das dez empresas convidadas, quatro foram habilitadas para o certame, que acabou sendo vencido pela Galp Energia Brasil, que ofereceu o maior preço para o petróleo da União.

Sobre o resultado do leilão, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em nota, adiantou que pretende discutir com o presidente Lula a destinação dos recursos arrecadados pelo regime de partilha de produção do pré-sal.

“Esses recursos, de grande vulto, são estratégicos para o Brasil. Precisamos realizar de fato uma melhor partilha dessa riqueza, tanto para as gerações presentes como as futuras, gerando oportunidades e melhorando a qualidade de vida das brasileiras e dos brasileiros”, afirmou o ministro.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS