Conecte-se conosco

Commodities

Produção de soja 2020/21 é revisada para cima e vendas estão em quase 50%

Consultoria Safras & Mercado eleva discretamente sua projeção divulgada anteriormente.

Publicado

em

A consultoria Safras & Mercado informou nesta sexta-feira que revisou para cima sua projeção sobre a produção de soja 2020/2021 do Brasil, que deve chegar a 132,17 milhões de toneladas. Em julho, o número projetado havia sido de 131,7 milhões de toneladas.

A previsão histórica é sustentada pelo crescimento de 1,8% no plantio, para 37,94 milhões de hectares (ante 37,8 milhões na projeção anterior), e em vendas antecipadas que já chegam a quase 50% na média.

Se a estimativa para a safra que será plantada a partir deste mês se confirme, o maior produtor e exportador da oleaginosa colherá 5,5% a mais na comparação com o recorde da temporada anterior.

“Para 2020/21, a estimativa subiu um pouco por um ajuste fino na expectativa de área nos Estados do Mato Grosso e de Roraima”, apontou em nota o analista Luiz Fernando Roque.

As vendas antecipadas para 2020/21 cresceram de 43,3% no início de agosto para 49,3%, ainda segundo dados da consultoria.

A próxima safra está prevista em 132,17 milhões de toneladas, o que significa que os produtores já negociaram,antes mesmo do início do plantio, aproximadamente 65 milhões de toneladas.

O número de vendas antecipadas é superior à safra da Argentina na última temporada, país que é o terceiro produtor global. Os agricultores estão aproveitando a alta do dólar forte ao real, que ajuda na remuneração e deixa o produto nacional mais barato para importadores.

“Os produtores ainda estão aproveitando os bons preços para a safra nova. Apesar disso, devido ao grande volume já comprometido, daqui para frente o ritmo tende a diminuir nos Estados com mais de 50% de vendas, com os produtores focando no plantio e de olho no clima”, concluiu o analista.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS