Conecte-se conosco

Economia

Produção industrial da China cresce acima do esperado em outubro

Setor industrial do país apresentou uma virada significativa da queda provocada pela pandemia vista mais cedo neste ano, ajudada pelas exportações resilientes.

Publicado

em

A produção industrial da China avançou mais rápido do que as expectativas para o mês de outubro e as vendas no varejo aceleraram, conforme ganha força a recuperação da segunda maior economia do mundo da crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Segundo dados da Agência Nacional de Estatísticas divulgados nesta segunda-feira, 16, a produção industrial avançou 6,9% em outubro na comparação com o mesmo período do ano anterior, em linha com o ganho de setembro e mais forte do que o aumento de 6,5% projetado em pesquisa da Reuters junto a analistas.

O setor industrial da China apresentou uma virada significativa da queda provocada pela pandemia vista mais cedo neste ano, ajudada pelas exportações resilientes. Agora, com o coronavírus sob controle no país, os consumidores estão voltando a abrir suas carteiras.

“Os dados mais recentes sugerem que a ampla aceleração da economia da China continuou em outubro”, afirmou em nota Julian Evans-Pritchard, da Capital Economics.

“O estímulo continuou a impulsionar o investimento e a produção industrial, enquanto o crescimento das vendas reais no varejo e da atividade de serviços voltou aos níveis pré-vírus”, acrescentou.

Quanto às vendas no varejo, a alta foi de 4,3% na comparação anual, contra expectativa de crescimento de 4,9% mas ainda no ritmo mais rápido deste ano.

A melhora do apetite por gastos foi impulsionada pelo aumento de 12,5% das vendas de automóveis da China em outubro, graças ao aumento da demanda por veículos elétricos.

O investimento em ativo fixo subiu 1,8% entre janeiro e outubro em relação ao mesmo período do ano anterior, contra projeção de expansão de 1,6% e aumento de 0,8% nos nove primeiros meses do ano.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS