Carreira
Profissões relacionadas à tecnologia vão ganhar destaque no pós-pandemia; Saiba quais são
Tendência de atividades remotas aceleram a necessidade de novas profissões, enquanto outras ocupações têm demandas aumentadas.
A pandemia gerou impactos em todas as esferas da sociedade, inclusive na aceleração de tendências que já eram visíveis. Essa dinâmica está diretamente relacionada com as profissões do futuro, que agora estão cada vez mais próximas.
Projeções do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), sinalizam que “a pandemia intensificou, de forma dramática, esse processo de atualização tecnológica, o que deve antecipar para 2021 e anos seguintes uma demanda que estava prevista para daqui a cinco ou dez anos”, explicou Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai.
O analista de alta conectividade e o orientador de trabalho remoto estão no topo da lista dessas profissões. De acordo com o Senai, trabalhos já existentes devem ganhar mais fôlego e obter maiores demandas, como é o caso dos técnicos em mecatrônica e telecomunicações. No total, o Senai enumerou 25 ocupações que vão ser impulsionadas no pós-pandemia. Grande parte desses empregos têm foco no desenvolvimento de atividades remotas, possibilitando o trabalho no ambiente virtual.
O setor de tecnologia vai ganhar ainda mais força com a adoção da tecnologia 5G, que se caracteriza pela altíssima velocidade da conexão. Para tal, vai ser necessário desenvolver, instalar e manter uma nova infraestrutura. Assim, segundo as projeções do Senai, especialistas em novas ocupações, diretamente ligadas a essa infraestrutura, vão ganhar destaque.
Profissionais com conhecimento em administração de conectividade e especialistas em logística 4.0 também vão ter demandas aumentadas. Além desses, analistas de big data, de Internet das Coisas (IoT) e de impressão em 3D vão estar em alta.
Por conta da ampliação das experiências em home office, educação a distância, comércio online, entre outros, um profissional-chave nessa nova dinâmica vai ser o orientador de trabalho remoto. Esse trabalhador é um tipo de coach que ensina os demais colaboradores a aproveitar os recursos online em sua totalidade.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Criptomoedas17 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Taxista ou motorista de Uber: quem ganha mais?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Finanças2 dias atrás
Como saber se o pagamento de um boleto foi mesmo realizado?
-
Economia2 dias atrás
Reajuste no PIS/PASEP para 2025 beneficia trabalhadores brasileiros
-
Agronegócio2 dias atrás
5 tipos de fungos que mais atacam e destroem sua horta; saiba prevenir
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos