Política
Programa do governo garante aos jovens meia-entrada em sessões de cinema de todo país
ID Jovem garante meia entrada em eventos cultuais, como cinemas, além de oferecer passagem interestaduais com desconto.
Anualmente são disponibilizados nas salas de cinema mais de uma centena de filmes de todos os gêneros e para todos os gostos. Sendo um entretenimento que proporciona o contato com a cultura e o lazer, além de promover o desenvolvimento da economia e gerar empregos, é preciso que haja um incentivo para que todos possam sentar e prestigiar uma produção.
Pensando no incentivo cultural e em ampliar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade financeira a esses espaços, o programa Identidade Jovem (ID Jovem) proporciona ingressos de meia-entrada para cidadãos com idade entre 15 e 29 anos. A iniciativa social está vinculada ao Cadastro Único (CadÚnico).
Para ter acesso a essa facilidade e pagar apenas 50% do valor do tíquete, é preciso estar devidamente cadastrado no CadÚnico, sistema que visa levar benefícios e programas sociais, como o Bolsa Família, às famílias de baixa renda que precisam da ajuda.
A inscrição no Cadastro Único é feita em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do país. Basta comparecer ao local e apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho e realizar uma entrevista. No próprio CRAS já é possível vincular os membros do ID Jovem.
Se preferir, o cidadão pode instalar o aplicativo do programa no seu celular e preencher as informações solicitadas para garantir as vantagens. Posteriormente, é só apresentar a carteirinha do ID Jovem na hora de comprar seu ingresso para ter o desconto aplicado.
Outras vantagens
Além do cinema, o desconto está previsto para shows, teatros, jogo de futebol e demais eventos artísticos e culturais. Essa é uma iniciativa que busca promover maior integração cultural da população vulnerável. O ID Jovem também garante ao cidadão duas passagem com 100% e outras duas com 50% de desconto em viagens de ônibus interestaduais.
Vale ressaltar que o desconto em passagens de ônibus não está disponível pela internet para viagens feitas por todas as empresas. Por isso, o cidadão deve retirar o bilhete diretamente no guichê da rodoviária para garantir o benefício.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp