Conecte-se conosco

Tecnologia

Projeto de Lei garantirá internet de graça para estudantes? Confira

Aprovada em maio deste ano, PL viabiliza acesso gratuito a internet banda larga para alguns estudantes. Veja como funciona.

Publicado

em

Programa Internet Brasil surge com uma proposta que pode garantir acesso livre a internet móvel para estudantes de baixa renda de todo o país.

De todo o Brasil, de acordo com a pesquisa Comitê Gestor de Internet Brasil, apenas 64% da população com renda mensal de até quatro salários-mínimos tinham acesso à internet no ano passado. Os dados tornam-se preocupantes ao pensar que milhões de estudantes estão vivendo em lares que não têm internet e possivelmente parte dos estudos podem ser prejudicados.

Hoje, documentos oficiais voltados à educação também incluem o uso de tecnologias nas aulas para capacitar os alunos com o uso dessas ferramentas. É impossível conter o avanço tecnológico no mundo todo, mas quando o assunto é acesso à internet, a história fica um pouco mais complicada.

Para que uma quantidade maior de estudantes do ensino público tenha mais acesso à internet banda larga, o Ministério das Comunicações e o sistema RNP projetaram o Programa Internet Brasil. Esta iniciativa está prevista em lei que foi sancionada em maio deste ano.

Internet gratuita para estudantes

O programa será oferecido por meio da entrega e manutenção de mais de 600 mil chips com pacotes selecionados de 20 GB de internet para estudantes que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico). Alunos do Ensino Fundamental (do 3° ao 9° ano) ou Ensino Médio de escolas públicas municipais ou estaduais poderão participar do programa.

A primeira fase desta iniciativa contará com a distribuição dos chips em cidades que são atendidas pelo Programa Nordeste Conectado: Juazeiro (BA), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Mossoró (RN), Caicó (RN) e Petrolina (PE).

Ainda para este ano, a meta é distribuir até 10 mil chips para que cada vez mais alunos estejam conectados. Quem ainda não possui aparelho celular ou já tem chip com pacote oferecido por outras políticas públicas não poderá participar do programa Internet Brasil.

Wi-Fi

Este também é um dos programas que foi criado para que a internet gratuita chegasse a muitos brasileiros. Essa iniciativa promoveu ações e já está implantada em mais de 16 mil lugares em todo o país, incluindo comunidades quilombolas e indígenas.

Este acesso à internet é oferecido através de duas modalidades: instalações em lugares públicos com acesso livre e gratuito e em escolas, bibliotecas e instituições públicas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS