Conecte-se conosco

Finanças

Prosperidade sob medida: O surpreendente traço de personalidade ligado à riqueza

Publicado

em

Você já se perguntou por que algumas pessoas parecem ter mais facilidade para ganhar dinheiro do que outras? Será que elas têm algum segredo ou simplesmente nasceram com sorte?

A realidade é que não existe uma fórmula mágica para a riqueza, mas alguns fatores que podem influenciar o potencial de prosperar financeiramente.

Um desses fatores é a personalidade, o conjunto de características psicológicas que determinam como você pensa, sente e se comporta em diferentes situações. Ela é formada por vários aspectos, mas um dos mais estudados é o modelo dos cinco grandes traços que iremos abordar aqui.

Os cinco traços da personalidade rica

O “big five”, como também é conhecido, descreve a personalidade em cinco grandes dimensões, por isso o nome. São elas: experiência humana, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo.

Cada uma dessas dimensões tem um espectro, de modo que qualquer um pode ter mais ou menos de cada traço.

Mas o que isso tem a ver com a riqueza? Segundo alguns estudos, cada um desses traços pode trazer um impacto positivo ou negativo na sua capacidade de gerar e administrar o seu dinheiro. Isso acontece das maneiras indicadas abaixo:

1. Experiência humana

Esse traço mede o quanto alguém é curioso, criativo e receptivo em relação às novas experiências. Pessoas com alto nível de experiência humana tendem a ser mais inovadoras, flexíveis e adaptáveis às mudanças. Elas também buscam aprender coisas novas e se desenvolver constantemente.

Essas características podem favorecer positivamente o empreendedorismo, a diversificação de investimentos e a busca por oportunidades no mercado, apenas citando alguns exemplos.

2. Conscienciosidade

É o que mede o quanto alguém é organizado, disciplinado e responsável. Pessoas com alto nível de consciência tendem a ser mais produtivas, focadas e eficientes, além de planejarem seus objetivos e seguirem as metas com persistência, o que pode favorecer a economia, o controle financeiro e os projetos.

3. Extroversão

Aqui, não existe muito segredo. Esse traço revela o quanto alguém é energético, sociável e entusiasmado. Pessoas extrovertidas costumam ser mais carismáticas, persuasivas e comunicativas, além de apreciarem a interação com os demais e o popular networking.

Uma pessoa com alto nível de extroversão pode ter um relacionamento melhor com os clientes, investidores e parceiros, além de ter mais autoconfiança e motivação.

4. Amabilidade

É o traço que fala sobre o quão empático, cooperativo e gentil alguém é. Pessoas com alto nível de amabilidade costumam ser mais solidárias, altruístas e generosas. Elas também se preocupam em ajudar quem precisa e valorizam o bem-estar alheio, características de quem é bom de liderança e trabalha muito bem em equipe.

5. Neuroticismo

Por fim, esse traço mede o quanto a pessoa é emocionalmente estável ou instável. Pessoas com mais neuroticismo podem ser mais inseguras, ansiosas e estressadas, além de sofrerem mais com as adversidades e terem maior dificuldade em controlar as emoções.

Caso a pessoa tenha um emocional instável, isso pode atrapalhar principalmente a resiliência, além de impactar também no equilíbrio financeiro e na tomada de decisões.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS