Conecte-se conosco

Educação

Qual é a importância da educação financeira?

Atualmente, vem-se discutindo com frequência a importância da educação financeira na vida das pessoas. Entenda o que está ocorrendo!

Publicado

em

Na vida, com o passar do tempo, percebemos que alguns conhecimentos são fundamentais. De fato, durante o transcorrer da existência, conforme amadurecemos, a percepção do mundo altera-se significativamente. Levando isso em consideração, não nos é ensinado que a educação financeira, independe da escala na qual for aplicada, é fundamental para estabelecer um comportamento saudável entre indivíduo e dinheiro.

Veja também: Inflação: como proteger sua reserva financeira?

Nesse sentido, é fundamental deixar claro que a educação financeira é extremamente importante para conscientizar o indivíduo a tomar as melhores decisões em relação ao seu dinheiro.

Em síntese, a educação financeira vem ganhando, cada vez mais, espaço na sociedade, visto que, entender quanto se ganha, como economizar e não comprar por impulso, são hábitos positivos para qualquer pessoa.

Além disso, é preciso esclarecer esse cenário, visto que, muitas pessoas acreditam que a educação financeira só se aplica a quem recebe um salário altíssimo. No entanto, isso não é realidade, é preciso ter conhecimento da sua renda para saber como alocar cada centavo. Obviamente, a situação atual de muitos brasileiros não contribui para esse incentivo.

Não obstante, por mais que o cenário não seja totalmente favorável, é importante entender que a educação financeira pode proporcionar economias, e, até mesmo, sonhos realizados.

Por conseguinte, existe uma espécie de misticismo acerca de quem não possui educação financeira. Na maioria dos casos, muitas pessoas associam o nome negativado a quem não possui esse tipo de educação.

No entanto, essa é uma premissa um tanto equivocada, visto que, não necessariamente, essas duas questões possuem ligações diretas. Podem existir “N” motivos para alguém estar com o nome negativado, e a falta de educação pode ser uma delas, mas não é principal fator.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS