Conecte-se conosco

Saúde

Que chulé! Você deve estar lavando os pés errado todo esse tempo, saiba que isso é perigoso

Aprenda como lavar seus pés da maneira adequada e evite os possíveis riscos de infecções àquele mau cheiro característico.

Publicado

em

Você, provavelmente, já deve ter sofrido com algum problema nos pés, desde frieiras, dores ou até mesmo aquele mau cheiro bem característico, o famoso chulé.

Você sabia que o motivo para diversos desses problemas é a higiene inadequada que está sendo feita? Pois é, iremos te ensinar como lavar seus pés corretamente e não sofrer mais.

Muitos de nós pensamos que para lavar os pés basta jogar água e sabão durante o banho e pronto. No entanto, isso está bem longe de ser o suficiente, já que apenas essa limpeza superficial não é capaz de manter o suporte do nosso corpo livre de doenças e cheiros desagradáveis.

Os especialistas no assunto indicam que a limpeza deve ser feita com mais atenção, utilizando sabão e água morna, com bastante ênfase na sola dos pés e aquela região entre os dedos, que pode até ser um pouco chata de lavar, mas é extremamente necessária.

Isso porque, caso essa limpeza profunda não seja feita com alguma regularidade, é possível que a pessoa contraia infecções, já que os pés estão propensos ao acúmulo de bactérias e suor.

A Cleveland Clinic informou que essas bactérias que vivem nas meias e sapatos realmente se alimentam do suor, o que faz com que o pé fique fedorento.

Consequências da má higiene nos pés

A consequência mais popular para pés mal lavados é o pé-de-atleta, também conhecido como frieira. Essa é uma infecção causada por fungos, o Trichophyton rubrum ou Trichophyton mentagrophytes, que ataca com foco aquele espaço entre dedos e a sola do pé, nos locais que devem ser mais limpos.

A frieira é mais comum em pessoas que caminham descalças em locais úmidos, já contaminados pelo fungo, como o caso de vestiários públicos, piscinas, chuveiros e saunas. Entre os sintomas estão a coceira entre os dedos, ressecamento da sola dos pés, dor, vermelhidão e descamação na pele.

Os riscos não ficam por aí, já que a falta de higiene nos pés pode levar a infecções mais sérias, podendo até mesmo se tornar necessária a amputação do membro, principalmente em pessoas com condições de saúde subjacentes ou sistema imunológico comprometido. Então, aprenda como se cuidar!

Como limpar os pés da maneira adequada

De início, é preciso lavar os pés todos os dias, esfregando bem entre os dedos e a sola, além de secá-lo completamente, especialmente no local onde as frieiras atacam. Também é importante manter as unhas dos pés limpas e trocar as meias pelo menos uma vez por dia.

Agora, um truque dado pela American Academy of Dermatology Association (AADA): use uma fórmula hidratante para os pés após o banho. A melhor composição para manter os pés limpos é feita por “10 a 25% de ureia, alga-hidroxiácido ou ácido salicílico” e a aplicação deve ser feita logo após o banho.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS