Conecte-se conosco

Saúde

Que dor! Entenda porque os cortes de papel doem tanto

Se você já se cortou com uma folha de papel, sabe o quanto é dolorido. Mas porque isso? Entenda o motivo de doer tanto.

Publicado

em

Se você nunca cortou deu dedo sem querer com uma folha de papel, você está vivendo errado. Esse acidente é bem comum, pouco grave, mas muito doloroso. Se você já sentiu essa dor, deve ter se perguntado o motivo de doer tanto.

E tem uma explicação bem lógica. A verdade é que a mão é muito sensível a dor, por conta de ser cheia de terminações nervosas. Isso permite que tenhamos sensações incríveis através do toque, porém, nestes casos, a dor é bem alta.

Nossas pontinhas dos dedos estão cheias de nociceptores, que enviam sinais de dor para o cérebro em caso de células danificadas. A resposta que o organismo dará a isso vai depender da rapidez e força do sinal, então, um corte rápido e profundo de papel costuma chegar muito rápido no cérebro.

Outros nociceptores muito presentes nos nossos dedos são aqueles que detectam irritantes químicos, que podem estar presentes em grandes quantidades no papel. Na hora do corte, eles também podem ser ativados e acabam potencializando a dor.

Mas porque o papel corta com tanta facilidade?

Apesar de parecer ter uma borda reta, ele possui pequenos dentinhos, bem parecidos com uma faca de serra, se olhado pelo microscópio. Dessa forma, ele consegue fazer grandes estragos em nossos dedos, que possuem pele fina e sensível, além das terminações nervosas.

Geralmente, esse tipo de corte é superficial, o que não demanda tanto do organismo em criar alguma crosta e o fechamento rápido da ferida, já que entende que não possui sérios riscos. Dessa forma, as terminações nervosas ficam expostas por mais tempo, expondo ainda mais a dor.

Além disso, há um intensificador, que é o nosso psicológico. Isso acontece, pois consideramos o papel algo inofensivo e não esperávamos que ele e poderia “se revoltar contra nós” e nos causar tanta dor. Com isso, nossa surpresa aumenta ainda mais a dor.

Quando isso acontecer, coloque o dedo em baixo da água corrente para lavar a ferida, pois nunca se sabe que tipo de bactéria poder estar no papel. Coloque um curativo no seu dedo, pois tocamos em muitas coisas sem reparar, isso pode contaminar seu machucado.

Cuide sempre ao folhar revistas ou qualquer outro papel, pois ninguém merece essa dor!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS