Conecte-se conosco

Economia

Dow Jones acima dos 30 mil pontos é um estímulo psicológico ao mercado durante a pandemia

Dow ultrapassou a marca de 30 mil pontos menos de quatro anos depois de tocar o patamar de 20 mil em 25 de janeiro de 2017.

Publicado

em

O índice Dow Jones avançou 10 mil pontos no nível mais acelerado de todos, superando o patamar de 30 mil pontos pela primeira vez nesta terça-feira, melhorando o humor do mercado de ações depois que a pandemia de coronavírus afetou a economia e deixou milhões de pessoas sem emprego.

O humor dos investidores melhorou com notícias positivas sobre vacinas contra a Covid-19 e a melhora das expectativas para uma tranquila transição de governo na Casa Branca. Contudo, o marco tem peso menor para investidores profissionais.

No nível dos 30 mil pontos, o Dow pode atrair pequenos investidores que ainda estão à margem e que agora estão ansiosos por entrar no atrativo mercado. Observadores do mercado dizem, contudo, que estão menos impressionados do que estavam com a marca de 20 mil tocada em janeiro de 2017 e que isso significa pouco mais do que uma notícia que pode despertar as atenções.

Nesta terça-feira, o Dow teve alta de 1,77%, ou 525,24 pontos, para uma máxima recorde de 30.016,51 pontos, menos de quatro anos depois de tocar o patamar de 20 mil em 25 de janeiro de 2017. O impulso veio de indícios recentes de que uma vacina funcional poderia estar disponível antes do final do ano, com dados positivos vindo de estudos de Pfizer, Moderna e AstraZeneca.

Após o presidente Donald Trump dar o aval para começar a transição para o governo do presidente eleito Joe Biden, o rali ganhou força, uma vez que isso começou a remover a incerteza política existente desde a eleição nos EUA.

O nível de 30 mil pontos tem importância psicológica, mas deve ser encarado no contexto da recuperação geral de Wall Street, capitaneada por ações de tecnologia de alto valor de mercado e empresas que se beneficiaram da permanência das pessoas em casa desde o início da pandemia, disse JJ Kinehan, estrategista-chefe de mercado da TD Ameritrade.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS