Saúde
Queda de cabelo? este alimento comum pode ser o culpado
Pesquisa descobriu que existe uma relação entre este alimento e a perda capilar.
A calvície é um problema que afeta muitos homens e mulheres atualmente, com diversas causas. Logo, não é de se estranhar que haja uma enorme gama de cosméticos e medicamentos que prometem resolver essa questão, mas que muitas vezes não trazem os resultados esperados.
Porém, um trabalho acadêmico divulgado recentemente trouxe um pouco mais de luz para o tema. De acordo com uma pesquisa publicada na famosa revista científica Cell Reports, o óleo de peixe, consumido popularmente como suplemento alimentar, pode estar por trás da queda de cabelo.
Tal item é amplamente ingerido por conta dos benefícios que traz para a saúde, mas pode ter ligação direta com esse tipo de problema. Essa descoberta se deu por meio de um estudo que visava entender a relação entre dietas mais gordurosas e o desenvolvimento de tumores de natureza cancerígena.
Logo, o objetivo principal dos estudiosos não era obter nenhuma evidência sobre males capilares, e o novo dado foi atestado por mero acaso das circunstâncias. Para chegar a essa conclusão, foram observados camundongos submetidos a uma alimentação abundante em óleo de peixe, que começaram a perder pelos por conta disso.
Como o produto contribui na queda de cabelo?
Através de uma curiosa técnica denominada fluorescência, os acadêmicos puderam rastrear o caminho realizado pelas gorduras nos corpos dos roedores utilizados como cobaias no referido experimento. Os resultados dessa ação foram simplesmente esclarecedores.
Eles descobriram que o acúmulo de ômega-3 gera uma resposta de citocinas, estimulando o sistema imunológico a começar um processo de destruição que atinge os folículos pilosos, resultando na consequente perda de fios de cabelo.
Mas, antes de jogar os seus potes de suplemento fora, saiba que ainda são necessários estudos mais completos para atestar que esse processo ocorre da mesma forma em seres humanos. Inclusive, a própria equipe de cientistas que conduziu os estudos iniciais afirma isso.
Por fim, a dica de ouro é tentar manter uma alimentação saudável e equilibrada, diversificando vitaminas, nutrientes e minerais. Dessa forma, você estará contribuindo para minimizar a relação (ainda não confirmada em definitivo) entre a calvície e o óleo de peixe!

-
Finanças1 dia atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política2 dias atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Mundo7 horas atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Finanças1 dia atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Automobilística2 dias atrás
Multa por infração gravíssima afeta motoristas desatentos