Economia
Quem nunca contribuiu com o INSS pode receber ESTE benefício: Saiba qual é
Muitos trabalhadores são elegíveis aos benefícios oferecidos pelo INSS; Basta conhecer quais são os seus direitos perante ao Instituto.
Muitos trabalhadores são elegíveis aos benefícios oferecidos pelo INSS. No entanto, é necessário conhecer quais são os seus direitos e deveres em relação a isso. O pagamento, efetuado para a Previdência Social, traz diversas facilidades ao trabalhador, por exemplo, em caso de alguma doença.
Além disso, dependentes do segurado também podem receber suporte do Instituto no caso do falecimento ou prisão do trabalhador.
No entanto, existem as pessoas que nunca contribuíram para com o Instituto Nacional do Seguro Social. É quando surge a dúvida se essas pessoas são asseguradas de alguma forma.
Benefício de Prestação Continuada
Existe apenas um benefício oferecido pelo INSS que pode ser destinado a pessoas que, por algum motivo, nunca contribuíram. Esse é o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O BPC é organizado e regularizado pelo LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) e seu valor é um salário mínimo, que se difere da aposentadoria justamente por não necessitar que o assegurado tenha contribuído para com o Instituto em nenhum momento de sua vida.
O Benefício de Prestação Continuada não oferta pagamentos de quantias extras como o décimo terceiro salário. Além disso, no caso do falecimento do segurado, seus filhos não deverão receber o benefício.
Além do mais, o órgão responsável pelo repasse faz a cada 24 meses, ou seja, dois anos, uma revisão para continuar com o repasse do benefício.
Estão aptos a receber esse benefício apenas dois tipos de cidadão: aqueles que possuem alguma deficiência física ou mental que o impossibilitem de trabalhar para garantir o seu sustento ou no caso de idosos com mais de 65 anos que não estejam em condições de se sustentar.
Para solicitar o benefício, caso se encaixe nas regras, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico). Caso não tenha o cadastro, é necessário ir a um CRAS para fazê-lo. É necessário levar consigo documento de identidade, comprovante de residência, CPF e comprovante de renda.
Com o seu cadastro feito no CadÚnico, é preciso entrar em contato com o INSS para fazer a solicitação, que pode ser por meio de ligação telefônica, pelo site ou pelo aplicativo.

-
Empresas1 dia atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Finanças14 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Automobilística2 dias atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?
-
Mundo2 dias atrás
Trump eleva pressão sobre a China e abala mercados globais