Economia
Receita Federal lança serviço para regularizar CPF pela internet
Nova seção no site do Fisco foi criada para sanar dúvidas dos contribuintes. Aplicativo também permite consulta de situação do documento.
Após o crescimento da demanda nas unidades físicas de atendimento da Receita Federal, para serviços de regularização do CPF, o órgão resolveu liberar uma nova seção no site para sanar dúvidas sobre o documento. Para isso, é só ir até o assunto “Meu CPF” e depois no serviço “Consultar CPF”. Na aba, estarão disponíveis informações para regularização do cadastro.
O serviço também poderá ser verificado no aplicativo CPF Digital, disponível para download na Google Play e App Store.
Segundo a Receita Federal, em muitos casos o contribuinte não necessita se deslocar para solucionar a pendência. A pessoa pode atualizar o CPF online e, se preciso, encaminhar a documentação e uma selfie segurando o RG por e-mail ao Fisco, para atestar a legitimidade.
Ainda, as principais questões que exigem a regularização do CPF são as pendências de regularização, provavelmente ao contribuinte deixar de declarar o Imposto de Renda e que podem ser consultadas no Portal e-CAC. Também, há a necessidade de regularização do CPF suspenso, sendo resolvida no site da Receita, ao selecionar “Meu CPF” e “Alterar CPF”.
Além dessas, é preciso regularizar quando o CPF for identificado como de titular falecido. Para isso, terá de fazer o agendamento do atendimento presencial, estando sob posse de todos documentos pessoais. Por fim, as pendências devem ser resolvidas quando o CPF é cancelado, em razão da duplicidade ou decisão judicial. A situação exige procedimento igual ao citado anteriormente.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp