Conecte-se conosco

Tecnologia

Novo serviço: Cartórios já reconhecem firma pela internet; veja como fazer

O reconhecimento de firma nada mais é do que um procedimento que confirma a autenticidade de assinaturas em documentos. É o caso de transferências de carros, contratos e todo tipo de documento oficial. 

Publicado

em

Curso Online

Os cartórios brasileiros estão com uma novidade que tem facilitado a vida de muita gente. É o reconhecimento de firma online. Todo o processo é feito pela internet. A novidade passou a valer neste mês de outubro.

Leia mais: Não é mais obrigatório o uso de máscara facial nesta capital brasileira

Agora, o reconhecimento de firma é feito por uma videochamada, na presença de um tabelião. Dessa forma, não é mais necessário ir até um cartório para conseguir esse tipo de atendimento. Para isso, é necessário ter firma no cartório em questão. Além disso, é necessário uma assinatura digital emitida pelo mesmo cartório.

Nesse sentido, o reconhecimento de firma é feito por meio da plataforma e-Notariado. Com isso, o serviço fica mais rápido e acessível, principalmente em tempos de pandemia.

Outra vantagem é a segurança no serviço. Além do que os custos são os mesmos do atendimento presencial, feito nos cartórios.

É ainda uma grande vantagem para quem precisa resolver pendências à distância, como casos de testamentos e divórcio.

Dessa forma, a emissão do certificado digital é de graça. Logo após, os interessados só precisam pagar pelo envio e recebimento do documento.

O documento original é assinado e enviado pelos Correios ao cartório escolhido. Depois, uma videochamada é agendada com o tabelião.

Por último é assinado o termo de validação. Tudo é feito dentro da plataforma e-Notariado.

O que é o reconhecimento de firma?

O reconhecimento de firma nada mais é do que um procedimento que confirma a autenticidade de assinaturas em documentos. É o caso de transferências de carros, contratos e todo tipo de documento oficial.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS