Tecnologia
Recursos que marcaram época nas redes sociais mas já se foram
Você se lembra de quando podia arrastar para cima no Instagram, reagir com gratidão no Facebook ou postar fleets no Twitter? Esses são alguns dos recursos de redes sociais que sumiram com os anos, mas que deixaram saudades em muitos usuários. Nesta matéria, vamos relembrar essas funcionalidades.
Recursos populares que não existem mais
Arrastar para cima no Instagram
O recurso de arrastar para cima no Instagram era uma forma de adicionar um link externo aos stories, permitindo que os seguidores acessassem um site, um vídeo, um produto ou qualquer outra página da web com um simples gesto.
Era usado por influenciadores digitais, marcas e criadores de conteúdo para divulgar seus trabalhos e ganhar acessos. O recurso foi lançado em 2017 e era exclusivo para contas verificadas ou com mais de 10 mil seguidores.
Em agosto de 2021, o Instagram anunciou o fim do arrastar para cima, substituindo-o por um sticker de link, que pode ser usado por qualquer um. A empresa alegou que isso permite tornar os stories mais criativos e interativos.
Reação gratidão no Facebook
A reação gratidão no Facebook era um emoji de uma flor roxa que significa “gratidão” ou “obrigado”. Foi lançada em 2016 como uma forma de homenagear o Dia das Mães em alguns países, incluindo o Brasil. A reação foi tão popular que o Facebook decidiu mantê-la por mais tempo, mas acabou removendo-a depois.
Em 2018, a rede social afirmou que não irá fazer mais reações dedicadas às datas comemorativas, optando por outras funcionalidades para isso, como fundos para posts, figurinhas, filtros e molduras para fotos. Mesmo assim, os usuários ficaram muito insatisfeitos com essa mudança, o que pôde ser visto na tag #voltaflorzinha.
Fleets no Twitter
Os fleets no Twitter eram uma maneira de publicar tweets efêmeros, que desapareciam após 24 horas, assim como os stories no Instagram e no Snapchat, e tinham como objetivo incentivar os usuários a compartilhar pensamentos e opiniões mais espontâneas e autênticas.
Eles foram lançados no final de 2020, depois de um período de testes em alguns países. No entanto, não conseguiram ganhar a atenção e o carinho dos usuários, descontinuados em agosto de 2021. O Twitter disse que os fleets não aumentara as interações na rede social e que iria explorar outras formas para isso.

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