Conecte-se conosco

Agronegócio

Regas em dia: confira este guia definitivo para cuidar da sua orquídea

Nem tanto, nem tão pouco. Aprenda de uma vez por todas a quantidade certa e a frequência ideal para aguar a sua orquídea.

Publicado

em

As orquídeas são flores lindas e muito procuradas principalmente para decoração. Mas existem várias espécies e elas requerem cuidados especiais, principalmente nas regas.

E se você quer ter uma orquídea bem bonita e saudável que dure bastante tempo, é importante seguir algumas dicas para isso.

A primeira delas é evitar o acúmulo de água nas raízes. Utilizar um vaso com boa drenagem ou com bastante furos pode resolver esse problema.

A quantidade de água e a frequência das regas depende de diversos fatores, como a espécie de orquídea e as condições climáticas de onde está plantada.

De maneira geral, o mais indicado é a rega semanal, mas quando o clima estiver mais seco e quente, a rega deve ser mais constante. Em épocas de frio ou muitas chuvas, será necessário diminuir a frequência das regas.

A água deve estar à temperatura ambiente. Se estiver muito quente ou muito fria pode prejudicar o desenvolvimento das raízes e a absorção com qualidade da água.

As orquídeas são plantas muito sensíveis, então suas folhas também merecem uma atenção especial. Sempre que possível verifique a presença de fungos nas folhas. Eles podem surgir por excesso de umidade.

O que também vale como dica: evitar molhar as folhas quando realizar a rega. É importante concentrar as regas na base da planta, evitando que a umidade permaneça nas folhas.

Não só é importante o escoamento da água, mas o pratinho embaixo do vaso não deve ter água acumulada. Isso também pode ocasionar o apodrecimento das raízes e a morte da planta.

As orquídeas absorvem bem a umidade do ambiente, manter água em um recipiente próximo ou borrifar levemente as folhas também são formas eficientes de rega.

São dicas simples para manter uma flor muito bonita sempre saudável e o ambiente bonito, basta controlar a quantidade de água e a frequência das regas com cuidado que tudo dará certo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS