Tecnologia
Reis do App: Quais são os favoritos no Brasil? Descubra no novo estudo!
O brasileiro gosta de uma rede social, e isso não é lá uma grande novidade. Um estudo recente feito pela Panorama Mobile Time/Opinion, no entanto, especificou quais são os aplicativos mais populares no país, detalhou como eles são utilizados e estimou a quantidade de usuários.
Ao todo, 2.069 pessoas com mais de 16 anos foram entrevistadas entre os dias 12 e 24 de abril deste ano. O levantamento demonstrou que 55% da população segue uma mesma tendência. Essa parcela costuma utilizar dois apps específicos, que pertencem ao mesmo grupo empresarial (Meta, de Mark Zuckerberg).
Estamos falando do WhatsApp e Instagram, as plataformas mais utilizadas pelos brasileiros. A maioria das pessoas no país não só tem esses dois aplicativos instalados no celular, como também possuem ícones de atalho na tela inicial do dispositivo.
Comparação
Os dois apps já estão ativos há algum tempo e isso ainda não implicou em redução da popularidade, como costuma acontecer com plataformas mais antigas e que perdem espaço para a concorrência. O comparativo dos números com versões anteriores do levantamento revela, inclusive, o contrário.
Um estudo similar realizado há seis meses registrou índices menores de penetração das duas plataformas, ou seja, o tempo passou e elas avançaram. Na época, o WhatsApp foi identificado em 55% dos celulares e o Instagram em 46%. Nessa nova pesquisa, o mensageiro subiu para 59% e o parceiro de empresa foi para 55%.
De igual para igual
Essa é a primeira vez que o Instagram aparece numa posição de igual para igual com o WhatsApp, no Brasil. Além de demonstrar a força das plataformas da Meta, isso evidencia também o avanço da popularidade do app de fotos e vídeos. E isso acontece mais de 10 anos depois de sua criação.
Vale destacar que, além dos dois, nenhum outro aplicativo obteve um índice de presença em mais da metade dos smartphones brasileiros. Estamos falando, portanto, de uma condição restrita a essas duas plataformas.
Peculiaridades
WhatsApp e Instagram são, hoje, de acordo com a pesquisa, os aplicativos mais abertos e onde os usuários passam mais tempo quando estão com o celular ligado. O mensageiro é o líder em número de sessões diárias e o Instagram aparece em segundo.
Essa relação muda quando se analisa o tempo de uso em cada app. O Instagram tende a demandar mais tempo do usuário, comparado ao WhatsApp. Se por um lado as pessoas leem e respondem rapidamente às mensagens recebidas, por outro elas gastam um tempo maior para ver fotos e vídeos no app vizinho.
Apesar dessa diferença, o Instagram ainda não consegue ser tão imprescindível quanto o irmão da empresa. A pesquisa questionou aos entrevistados qual seria o aplicativo preferido dos brasileiros, ou seja, qual seria instalado se a pessoa pudesse escolher apenas um. A resposta da maioria foi o WhatsApp.
É inegável a importância que o mensageiro atingiu na vida da população, principalmente após a pandemia da Covid-19. Hoje, a plataforma não se restringe a questões pessoais: ela vai além e auxilia muitas empresas e prestadores de serviço no contato com os clientes.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp