Conecte-se conosco

Saúde

Remover a cera do ouvido é prejudicial? Descubra agora

A cera é semelhante aos óleos da pele que ajudam a evitar que ela seque. Por isso removê-la pode ser prejudicial para nossa saúde. Entenda!

Publicado

em

As pessoas frequentemente removem a cera do ouvido sem perceber o dano que esse simples ato pode causar ao sistema auditivo. Embora não sirva para nenhum propósito específico, muitas pessoas continuam mantendo o hábito de usar cotonetes.

Células mortas da pele e óleos produzidos no corpo fluem de uma orelha para a outra através da cartilagem que as conecta. Como resultado desse processo é criada a cera, uma secreção formada por esses componentes juntamente com o suor. 

A cera é espessa e viscosa, de cor amarelada e contém hidratantes naturais que tornam as orelhas úmidas e protegidas. Ela é semelhante aos óleos da pele que ajudam a evitar que o órgão fique ressecado. Uma de suas principais funções é impedir que partículas de poeira entrem no ouvido interno, além de evitar que o canal auditivo coce e, com isso, infecções e irritações severas surjam.

Além disso, é bastante comum sentirmos os ouvidos entupidos quando sofremos de uma alergia, gripe ou outra doença respiratória. Isso ocorre porque os seios nasais e os tubos auditivos ficam inchados por compartilharem uma passagem comum. Em caso de dores ou perda de audição, um médico deve ser consultado.

Vale lembrar que a cera não altera a audição. Contudo, à medida que envelhecemos, nossa produção diminui e nossa pele seca, o que pode fazer com que ela fique mais seca e quebradiça. 

O excesso de cera no canal auditivo pode causar um certo incômodo, mas as consequências de inserir algo no ouvido podem ser muitos maiores. Elas incluem, por exemplo, dores, sangramentos e, em casos mais graves, até na perda auditiva.

Como limpar o ouvido corretamente?

Ao remover a cera em casa, as pessoas não devem usar nenhum tipo de cotonete. Contudo, é comum sermos encorajados a utilizar hastes flexíveis, prática que empurra ainda mais o cerume para dentro do ouvido.

Os especialistas indicam o uso de óleo mineral ou gotas salinas na hora de fazer a higienização. Em caso de infecções, problemas na audição ou condições semelhantes, é preciso entrar em contato com um médico para obter assistência.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS