Conecte-se conosco

Saúde

Requentou? Pode ser arriscado! Veja alimentos que escondem perigos.

Saiba por que é perigoso reaquecer certos alimentos, como ovos, frango e café, e como evitar problemas de saúde na cozinha.

Publicado

em

Muitas vezes, encontramos sobras na geladeira e a tentação de jogá-las no micro-ondas para um rápido reaquecimento é forte.

No entanto, existem alimentos que nunca devem ser requentados, devido aos riscos à saúde que podem apresentar quando submetidos a altas temperaturas novamente. Aqui estão cinco alimentos que você deve evitar reaquecer.

Alimentos que não devem ser requentados

1. Ovos

Os ovos são uma fonte de proteína amplamente consumida, mas seus restos não devem ser reaquecidos. O problema está na oxidação das proteínas, que pode ocorrer durante o processo de reaquecimento. Isso pode levar à formação de agentes causadores de câncer nos alimentos, tornando-os potencialmente perigosos para a saúde.

2. Frango

O frango é outra proteína que requer cuidado extra durante o reaquecimento. Para eliminar as bactérias presentes nos restos de frango, é necessário atingir uma temperatura interna de pelo menos 75 °C. Se o frango não atingir essa temperatura, as bactérias podem sobreviver, aumentando o risco de intoxicação alimentar.

3. Café

Requentar o café pode parecer uma maneira conveniente de aproveitar aquela xícara esquecida, mas não é uma prática recomendada. O café reaquecido tende a perder seu sabor e aroma originais, tornando-se muitas vezes amargo. Além disso, a cafeína pode se decompor quando exposta ao calor repetidamente.

4. Leite e comida para bebês

A comida para bebês e o leite aquecido não devem ser requentados. Quando a comida para bebês é reaquecida, ela pode não atingir a temperatura necessária para eliminar as bactérias, colocando os bebês em risco de doenças de origem alimentar. O leite reaquecido pode também perder seus nutrientes essenciais e sabor.

5. Espinafre

O espinafre contém nitrosaminas, que são compostos potencialmente cancerígenos. Quando aquecido a altas temperaturas ou reaquecido, o espinafre pode favorecer a formação dessas substâncias. É melhor consumir o espinafre imediatamente após o cozimento ou, se sobrar, evitar o reaquecimento.

Assim, por mais que a conveniência do reaquecimento seja tentadora, alguns alimentos não devem passar por esse processo devido aos riscos à saúde que podem representar.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS